O Governo autorizou hoje a Direcção-Geral do Tesouro a conceder um aval de 518 mil contos à Cabo Verde Interilhas para garantia de um empréstimo bancário a ser negociado por esse consórcio vencedor do concurso de transporte marítimo com a Caixa Económica e a Internacional Investment Bank – IIB. A decisão saiu no Boletim Oficial, que entretanto não especifica como esse montante será aplicado.
O Executivo justifica apenas que essa medida é de manifesto interesse nacional para o sector dos transportes marítimos de carga e passageiro, devido aos “importantes benefícios económicos e sociais que o projecto irá proporcionar”. A disponibilidade desse montante tem por objectivo, conforme ainda a resolução, ajudar a empresa na implementação da estratégia estabelecida no plano de negócios.
A resolução não especifica se o valor será aplicado na aquisição de navios, tal como está previsto, mas é certo que até hoje a CV Interilhas tem estado a funcionar com as embarcações das companhias armadoras estabelecidas no mercado nacional há vários anos e que fazem parte da sociedade, com 49 por cento do capital social. O início das operações aconteceu a 15 de Agosto, mas a qualidade do serviço foi amplamente contestada pelos utentes da rota marítima Porto Grande – Porto Novo. Alvo de várias críticas, a companhia prometeu corrigir as falhas inicialmente detectadas e normalizar a venda de bilhetes naquela que é a linha mais concorrida do arquipélago. Apesar das críticas, a CV Interilhas assegura que reorganizou e melhorou a prestação do serviço marítimo no país.