FIC prevê maior participação das pequenas empresas na “Expomar´25” com apoio do Ministério do Mar

O Ministério do Mar deverá reforçar o apoio financeiro e o nível de colaboração com a Feira Internacional de C. Verde para possibilitar uma maior participação dos pequenos empreendedores na 12. edição da Expomar, marcada para 2025. Segundo Angélica Fortes, este foi o compromisso assumido pelo ministro Jorge Santos quando confrontado com as dificuldades que as microempresas cabo-verdianas do sector marítimo-portuário enfrentam para estarem presentes nessa feira temática.

“Há empresas que gostariam de colocar a sua stand na Expomar devido a importância deste evento. Muitas não fazem por manifesta falta de capacidade financeira. A FIC tem ajudado grupos de microempresas a participarem nas edições até então realizadas, mas nós temos o nosso limite”, frisa a administradora da FIC, que colocou o ministro do Mar perante essa situação. Segundo Angélica Fortes, o governante prometeu ajudar a resolver a questão já em 2025.

No geral, a Expomar, que decorreu em S. Vicente de 7 a 9 de novembro, apresentou resultados “extremamente positivos”, na avaliação de Angélica Fortes. Segundo a gestora, a feira voltou a mostrar o seu nível de importância para o sector ao permitir contactos directos entre empresários, para a realização de negócios, e com o próprio ministro do Mar.

“Esta feira é pequena em termos da dimensão do espaço, mas tem um grande impacto económico. É um ponto onde as empresas fazem contactos diretos entre si, promovem parcerias e acordos e puderam este ano fazer encontros com o ministro do Mar. Nem sempre têm esta oportunidade e posso adiantar que muitas situações foram resolvidas nos contactos com o ministro”, revela a citada fonte, que destaca um encontro entre o governante e a Junta da Galícia e que, como soube, foi bastante produtivo. Aliás, Angélica Fortes enfatiza que essa instituição espanhola tem tido uma presença constante na Expomar e a cada edição traz novas empresas para virem analisar parcerias e fazer investimentos em C. Verde.

Após 11 edições realizadas, a referida feira, na visão da administradora da FIC, tem mostrado a sua importância para as empresas e a própria Cidade do Mindelo, cuja economia fica mais movimentada. Este ano, o evento, que foi realizado nas instalações da Enapor, reuniu 30 empresas em 50 stands. Na sua maioria foram empresas nacionais, tendo participado a delegação da Junta da Galícia (Espanha) e o Grupo ETE, de Portugal.

Sair da versão mobile