Expomar: Administradora da FIC promete feira dinâmica e com muitas novidades

A 11ª edição da Expomar – Feira das Atividades ligadas ao Mar terá lugar de 7 a 9 de novembro, nos armazéns da Enapor em S. Vicente, no âmbito da Cabo Verde Ocean Week, cujo lema é ‘A voz do oceano’. A expectativa é de que seja uma feira dinâmica – terá cerca de 30 expositores distribuídos por aproximadamente 50 standes – e traga muitas novidades. 

De acordo com a administradora-delegada da FIC, entidade responsável pela realização da Expomar, tem sido preocupação da organização partilhar a mensagem da preservação dos oceanos, apresentando parceiros, no caso micro-empresários com projectos neste domínio. Cita, em jeito de exemplo, a presença de pessoas que trabalham com a reciclagem do lixo recolhido no mar e que se transforma em negócios. 

O lema da CVOW e o da Expomar se complementam. É mais um reforço daquilo daquilo que temos estado a fazer ao longo de todas as edições da feira. Houve esta união de forças entre a FIC e o Ministério do Mar. E isso acaba por fazer a diferença em termos de rentabilidade dos recursos. Estamos juntos para fazer o melhor em prol dos oceanos e do ambiente’, explica Angélica Fortes. 

A Expomar terá cerca de 30 empresas, incluindo um grupo de empresários espanhóis, furto da cooperação com a Junta da Galiza. ‘Acredito que teremos a volta de 30 expositores, ocupando 50 stands. É basicamente o mesmo número do ano passado’, sublinha, apontando como maior constrangimento a angariação de expositores devido às dificuldades financeiras dos empresários.  

Para debelar este problema, a FIC, de forma solidária, tem assumido a responsabilidade de trazer alguns expositores com menos condições, explica. ‘Não queremos deixar ninguém de fora. Queremos trazer todos os micro-micro-empresários do sector, mesmo os que não têm possibilidades. Não obstante as limitações financeiras próprias, tentamos abraçar todos os empresários.’

Segundo Angélica Fortes, os visitantes vão encontrar nos standes desta feira arte e artesanato relacionado com o sector do mar, reciclagem, conservação e preservação ambiental, segurança aquática, energias renováveis, telecomunicações, pesca artesanal e administração portuária. Haverá ainda a promoção empresarial, em colaboração com as Câmaras de Comércio.

Teremos um leque muito diversificado de produtos e serviços ligados ao mar. E, em cada feira, temos muitas novidades. Temos empresas que trazem sempre novos produtos, pelo que estamos na expectativa de saber quais novidades vão apresentar nesta edição. Por exemplo, a Biosfera vai lançar uma revista “, afirmou, destacando ainda o caso de um microempresário que promete apresentar um projecto inovador a nível da preservação e proteção ambiental. 

Tudo isso eleva as expectativas em relação a esta edição da Expomar, conclui Angélica Fortes, que aproveita para convidar as pessoas a visitarem esta feira, cuja entrada é gratuita. 

Sair da versão mobile