Mais onze esteticistas actualizaram as suas técnicas sobre design de sobrancelhas com a profissional Mara Silva numa formação de seis horas realizada na sede da OMCV, em S. Vicente. Neste curso feito na Cidade do Mindelo, esta especialista cabo-verdiana residente em Portugal voltou a mostrar o uso da linha e a pintura da sobrancelha com a tinta Henna, produto desenvolvido para aplicação na pele.
“Nas formações uso sempre a linha e a pintura da sobrancelha. São profissionais da área, mas que aprenderam a trabalhar a sobrancelha muitas vezes através de vídeos na internet, o que demonstra a capacidade de aprendizagem da nossa gente. Vieram agora aprimorar as técnicas num curso presencial, que mostra outras valências”, comenta a colaboradora da OMCV, que deve iniciar ainda hoje um segundo workshop de dois dias, agora com a duração de 12 horas.
Esta é a terceira vez que Mara Silva oferece os seus conhecimentos técnicos a jovens mulheres com base numa parceria com a OMCV-SV e mostra-se satisfeita com o impacto dessa iniciativa. Explica que costuma acompanhar as formandas e a maior parte delas está neste momento a trabalhar e a aprimorar a qualidade do serviço.
Além de S. Vicente, esta jovem já orientou cursos na Cidade da Praia, para onde deve voltar brevemente, e pretende também deslocar-se à ilha da Boa Vista. “Aliás, a minha vontade é ir para todas as ilhas. Sei que há pessoas interessadas no Fogo, Maio e Brava. Posso ir gratuitamente, mas tenho que dispor de determinadas condições”, diz Mara Silva, que quer continuar a dar o seu contributo e ajudar jovens carenciadas a abrir o seu próprio negócio na área da estética. Neste sentido pretende ver como conseguir financiamento para facilitar esse projecto.
Esta ideia deverá contar com o envolvimento da OMCV-SV, pois, segundo Fátima Balbina, há cada vez mais jovens interessadas em formar-se na área da estética. “Temos vindo a investir nos cursos de massagem, limpeza da pele, manicure e pedicure, unhas de elo, design de sobrancelhas e a procura tem sido enorme. Sentimos que é chegado o momento de fazermos um investimento mais consistente neste domínio”, comenta.
Segundo Balbina, a OMCV vai promovendo essas formações graças ao contributo de voluntárias como a Mara Silva, mas entende que é preciso procurar financiamento para garantir formações contínuas que possam colocar mais profissionais no mercado. Pelos dados que a OMCV dispõe, mais de 100 jovens mulheres já foram formadas em estética e cerca de 70 por cento está a trabalhar por conta própria ou como funcionárias de salões de beleza.