Entrou em vigor convenção de estabelecimento assinado com sociedade promotora de projecto turístico em S. Pedro

Entrou em vigor a convenção de estabelecimento assinado entre o Estado de Cabo Verde e a São Pedro Hills – Hotéis e Imobiliária, sociedade promotora de um projecto turístico, localizado na zona de São Pedro – São Vicente. Orçado em cerca de 38,7 milhões de euros e denominado São Pedro Hills vai ser executada em duas fases e deverá oferecer 66 empregos diretos. 

De acordo com a Resolução n.º 58/2025, de 08 de Julho, a primeira fase do projecto abarca a construção de oito vivendas de luxo, e quatro blocos de apartamentos de alto standard, piscinas, Beach Club Restaurante/Bar, espaços de lazer, orçado em mais de 13 milhões de euros. Esta revela ainda que as obras arrancaram em maio de 2021, têm um prazo de execução de quatro anos e perspectiva criar 26 postos de trabalho. Já a segunda fase envolve a construção de 260 apartamentos de alto padrão, piscinas, restaurante, bar, espaços de lazer e clube infantil, orçado em mais de 25 milhões de euros.

Na segunda fase, o prazo de construção é de seis anos, o que ocorrerá com a conclusão da 1ª fase, onde se prevê a criação de quarenta postos de trabalho qualificados e duzentos e cinco durante a construção. “As infraestruturas gerais e marítimas serão executadas no âmbito do Projeto, como complemento às vivendas e apartamentos, iniciando a construção no começo da 1ª fase e conclusão prevista com o término da 2ª fase. Incluem a construção de um beach bar com restaurante e área de concessão para espreguiçadeiras, equipamentos náuticos, de lazer e entretenimento, coberto e ao ar livre, bem como a requalificação da praia de São Pedro, orçado em três milhões de euros.”

São igualmente objetivos contratuais da Convenção contribuir para a melhoria do bem-estar social, comprometendo a Investidora a envolver-se ativa e financeiramente em atividades nos setores habitação social, mediante assinatura de protocolo de ajuda com a Câmara do de São Vicente ou a nível nacional, no valor de 10 milhões de escudos. Ainda: formação profissional de todo o pessoal que trabalhará nos vários empreendimentos hoteleiros e outros que compõem o projeto de investimento, desportos mediante assinatura de protocolos de patrocínio com associações ou entidades desportivas cabo-verdianas e participação na realização de obras ou atividades sociais em São Pedro. 

Diz ainda a resolução que o Governo define o projeto como de grande valia e com interesse excepcional no quadro da sua estratégia de desenvolvimento socioeconómico do país, tendo em conta o impacto que representará em termos de investimento, emprego, formação profissional e da riqueza que gerará com o aumento quantitativo e qualitativo da capacidade de alojamento turístico. Evoca igualmente o volume de investimento que a São Pedro Hills – Hotéis e Imobiliária pretende realizar na zona, abrangendo, nomeadamente, as áreas da infraestruturação básica necessárias à implementação do projeto para justificar a celebração da Convenção de Estabelecimento que entrou em vigor a 1 de julho.

Sair da versão mobile