Enapor isenta todas as doações feitas por via marítima de taxas portuárias 

A Enapor anunciou hoje um conjunto de medidas em resposta à situação de calamidade em São Vicente, entre as quais a isenção de todas as doações enviadas para a ilha do Porto Grande, por via marítima, nacionais e internacionais, das taxas portuárias. 

A empresa que gere os Portos de Cabo Verde alega que, em virtude desta situação, decretada pelo Governo, resultado do mau tempo que atingiu a ilha de São Vicente no dia 11 de agosto, todas as doações enviadas para o arquipélago por via marítima ficam isentas de todas as tarifas portuárias

“A isenção aplica-se desde que as mercadorias sejam devidamente conferidas pela Alfândega e seja comprovada a sua origem e destino para fins de doação”, refere. Adicionalmente, diz, considerando que muitos operadores não conseguem levantar os seus contentores devido ao estado precário das estradas e que uma parte significativa perdeu os seus armazéns, a Administração dos Portos aprovou o alargamento do período de gratuitidade da armazenagem de contentores no Porto Grande para 30 dias.

Essas medidas, pontua, estarão em vigor nos próximos três meses, acrescenta, indicando que, com estas ações, visa facilitar e agilizar o envio de bens essenciais às famílias e comunidades afetadas, bem como apoiar os operadores e comerciantes locais na recuperação dos impactos da tempestade.

A Enapor termina reafirmando o compromisso com a solidariedade e apela à união de todos para que, juntos, possam apoiar quem mais precisa e contribuir para a rápida recuperação de S. Vicente.

Sair da versão mobile