A Enapor foi hoje certificada na norma ISO 9001:2015, conquista que reconhece a adopção pela empresa portuária de elevados padrões internacionais em termos organizativos e de qualidade na prestação dos serviços aos clientes. Entregue por Amiro Faria, representante da APCER (Associação Portuguesa de Certificação), o documento, nas suas palavras, reflete o envolvimento activo da administração e das equipas disponibilizadas pela Enapor no processo de obtenção do almejado certificado.
Amiro Faria salientou que o ISO 9001 ajuda a tornar a gestão empresarial mais estruturada e consistente, em particular num sector como o portuário, onde a fiabilidade e a transparência são essenciais. “A sua aplicação apoia a melhoria contínua, a eficiência dos processos e a satisfação dos envolvidos. No contexto dos portos, assumem um papel especialmente relevante”, explica. Segundo o mesmo, a certificação reforça a capacidade organizativa da Enapor no planeamento, controlo e melhoria dos processos internos, promovendo decisões mais consistentes, com impacto no nível de confiança dos clientes e das entidades públicas.
A certificação, nas palavras de Eduardo Lima, Administrador-executivo da Enapor, representa muito mais do que um reconhecimento formal. Traduz, diz, um compromisso claro e assumido pela Enapor com a qualidade, eficiência e melhoria contínua de um serviço público cada vez mais fiável e alinhado com elevados padrões internacionais. “Constitui igualmente um marco estratégico na trajetória da empresa ao consolidar um modelo de gestão assente em processos padronizados, responsabilização organizacional e boa governação”, enfatizou o porta-voz da Enapor no acto. Segundo Eduardo Lima, num contexto tão exigente e competitivo como o marítimo-portuário, a adopção de referências internacionais de qualidade é um factor determinante para o reforço e credibilidade institucional da Enapor.
O ministro Jorge Santos deu os parabéns à Enapor por esse passo, por habilitar a empresa ao nível dos padrões internacionais de qualidade. Segundo o governante, o certificado não é apenas mais um documento para ser exibido, mas sim demonstra o reconhecimento internacional de que a empresa atende aos mais rigorosos padrões de excelência e coloca a qualidade no centro das suas actividades.
“A Enapor tem investido fortemente na modernização e digitalização das infraestruturas nacionais e nos sistemas de gestão, como prova esta certificação, com o uso de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial”, realçou o ministro do Mar, que destacou o papel da Enapor no sector da economia marítima. O momento foi uma oportunidade para Jorge Santos elencar os projectos em curso no domínio dos portos, um pouco pelo arquipélago. Além disso, lembrou que o Governo está a implementar um programa de modernização, expansão e internacional das infraestruturas portuárias, orçado em 148 milhões de euros, com a parceria da União Europeia e do Banco Europeu de Investimento.
