Enapor assina acordo que permite à empresa Qualinertes Cabo Verde usar o Porto da Praia para armazenar e exportar basalto

A administração da ENAPOR anunciou hoje a assinatura de um acordo comercial com a empresa Qualinertes Cabo Verde, que prevê uma licença de uso privativo de um terreno de 2.523 m² no Porto da Praia para armazenagem/exportação e expedição de basalto por via marítima para países da costa ocidental africana. A primeira operação foi no passado dia 11.

Esta parceria, segundo a empresa dos portos de Cabo Verde, tem como objeto contribuir para o desenvolvimento socioeconómico do arquipélago no ramo da exportação, “assegurando o cumprimento das normas ambientais aplicáveis, e de higiene, saúde e segurança”. “Perspetiva-se a mobilização de quantidades expressivas de cargas com benefícios no sector de exportação, além de o acordo trazer novas perspetivas para o mercado regional”, diz a Enapor.

A primeira operação no âmbito do acordo com a Qualinertes Cabo Verde, prossegue a empresa, teve o seu início a 11 de dezembro com o navio Ruma – embarcação de 157 metros de cumprimentos e 16.088 de arqueação bruta – em que foram movimentadas aproximadamente 18.000 toneladas de inertes.

A Qualinertes é uma empresa sediada na cidade da Praia especializada na importação e exportação de inertes, betão, betuminoso e pré-fabricados. Esta parceria, segundo a Enapor, reforça o seu compromisso em promover a criação de novos nichos de mercado, incentivando o crescimento económico sustentável das ilhas.

Sair da versão mobile