Enapor adiciona novo projecto e aponta outubro para conclusão do Terminal de Cruzeiros do Porto Grande

O PCA da Enapor apontou o mês de outubro deste ano como a meta para a conclusão das obras do Terminal de Cruzeiros do Porto Grande e assegurou que os trabalhos estão a decorrer a bom ritmo, apesar do prolongamento do prazo do término da infraestrutura. Irineu Camacho explica que foi preciso adicionar ao plano inicial o projecto Onshore Power Supply, que vai permitir o fornecimento de “energia limpa” aos navios e a consequente redução das emissões de carbono no Porto Grande. Segundo o gestor, este procedimento irá também ter um impacto positivo na qualidade do ar na própria cidade portuária do Mindelo.

“…. Ou seja, este projecto cumprirá o quadro regulamentar e o Acordo de Paris, baseado na Convenção Marpol 73 e 78, assim como as directivas da União Europeia relacionadas com os portos e a iniciativa climática”, acrescenta.

Os dados da Enapor apontam para um registo impressionante de escalas de navios nos portos de Cabo Verde – com um aumento de 71% do movimento neste primeiro semestre -, procura esta resultante, conforme o gestor, da promoção do arquipélago nos mercados internacionais. Enfatiza que a empresa tem participado em feiras temáticas internacionais e tem em curso um trabalho concertado com os Portos da Macaronésia – que engloba Madeira, Açores, Canárias e Tenerife – que vai ajudar a divulgar Cabo Verde como destino. Além disso, a Enapor, segundo Camacho, está prestes a finalizar a contratação da empresa Global Port para intensificar a promoção turística do Porto Grande e do novo terminal de cruzeiros.

www.cruisemummy.co.uk

Camacho garante que o terminal, a ser construído pelo consórcio Mota Engil e Empreitel Figueiredo, está dimensionado para receber embarcações de grande porte, incluindo o Icon of the seas, considerado neste momento o maior navio cruzeiro do mundo. Explica que terá um cais com 400 metros de comprimento, enquanto o referido barco tem 365 metros.

Sair da versão mobile