A Emprofac – empresa pública de distribuição de medicamentos e produtos farmacêuticos – passa a ser gerida por um novo conselho de administração, indigitada para o triénio 2021 – 2024. A equipa escolhida pelo Governo, através de uma deliberação, é liderada por João Spencer – antigo docente e ex-gestor de Planeamento e Controlo de Gestão das empresas Empreitel Figueiredo e Tecnicil -, integrada pelas administradoras executivas Evelize Semedo – mestrado em Contabilidade e Gestão de instiutuições financeiras – e Sara Celestina – mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas . Conforme nota do Executivo, são profissionais com “comprovada idoneidade, capacidade e experiência de gestão, bem como sentido de interesse público”, conforme prevê o Estatuto do Gestor Público.
“Esta iniciativa do acionista único da empresa – Estado de Cabo Verde – vem em decorrência da caducidade do mandato dos membros do CA cessante da Emprofac, tendo-se mostrando necessário proceder-se à respetiva eleição de novos membros”, explica o Governo. O Palácio da Várzea faz notar que, pese embora o fim do mandato dos membros desse órgão social da empresa, estava em curso o processo de encerramento e elaboração do Relatório e Contas do exercício de 2020, bem como a certificação legal das contas pelo auditor externo independente e emissão de parecer pelo órgão de fiscalização. Estes expedientes, enfatiza, foram concluídos no mês em curso.
O Governo agradeceu toda colaboração da Administração cessante da Emprofac e augurou sucessos aos novos membros do órgão de gestão da empresa, que, salienta, actua num setor preponderante e cuja importância se coloca com mais relevância face ao contexto da pandemia.