Dados preliminares do V. recenseamento geral das pescas serão apresentados no Centro Oceanográfico do Mindelo

Os resultados preliminares do quinto recenseamento geral das pescas serão apresentados na terça-feira pelo IMAR e o INE, os institutos do Mar e das Estatísticas, na cidade do Mindelo. A recolha dos dados decorreu de 22 de novembro a 7 de dezembro de 2021 a nível nacional, através do projecto Harmonizar e Melhorar as Estatísticas na África Ocidental, financiado pelo Banco Mundial.

O IMAR salienta que o sector pesqueiro é estratégico para o desenvolvimento económico e social de Cabo Verde e que, lato senso, as suas actividades abarcam a extração pesqueira, a construção e reparação naval, a venda de produtos frescos, congelados e transformado em conserva… “É neste contexto que o recenseamento geral do sector das pescas surge como um importante instrumento que permite, por um lado, o seguimento e a evolução comparativa do sector das pescas e, por outro, o apoio aos decisores”, enfatiza esse organismo.

Acrescenta nota do IMAR que, nas suas atribuições específicas, consta a produção de estatísticas das pescas com qualidade e tempo oportuno. Enquanto órgão delegado do Instituto Nacional de Estatísticas considera que a realização do recenseamento é de extrema relevância para a actualização dos parâmetros fundamentais usados na produção dos dados sobre as pescas. Os resultados preliminares serão apresentados na terça pelas 10 horas no Centro Oceanográfico do Mindelo.

Sair da versão mobile