A partir deste domingo arranca em S. Vicente a Semana do Mar, mais precisamente a 8. edição da CV Ocean Week, um evento com carimbo do Ministério do Mar, que está orçado em 9 mil contos e vai envolver mais de 300 participantes nacionais e convidados internacionais. O pontapé de saída acontece na praia de Salamansa com uma caminhada ecológica, que vai envolver crianças do ensino básico, mas aberta à participação do público.
A caminhada será ao longo do extenso areal, com recolha de lixo que será depois catalogado por um especialista. Este irá promover um workshop e passar informações aos presentes com foco na literacia do mar. O evento acontece em paralelo com a Blue Food, uma feira gastronómica à base de produtos ligados ao mar, e actividades náuticas.
A abertura oficial, no entanto, irá acontecer no dia 3 pelas 17 horas na praia da Lajinha, com actuação artística e entoação do hino da Ocean Week ’25, intitulado Nôs ê fidje d´mar. Inicialmente este momento estava programado para decorrer no salão do Terminal de Cruzeiros do Porto Grande, mas foi deslocalizado devido a chegada prevista de um navio. Para o ministro Jorge Santos, esta adaptação é uma grande oportunidade para se valorizar Lajinha, uma praia que há dois meses foi fustigada pela chuva torrencial e hoje já está praticamente recuperada.
Jorge Santos deposita, aliás, grande expectativa nos impactos da Semana do Mar, um encontro que, diz, já se tornou numa referência positiva em todos os oceanos. Isto porque, enfatiza, a CVOW tornou-se numa plataforma internacional de debate sobre importantes temáticas da economia azul, com o envolvimento de profissionais do mar, cientistas, investigadores, empresários, como os armadores de pesca e da marinha mercante, associações, ONG’s e governantes.
Santos fez questão de enaltecer a presença no Mindelo do professor Gunter Pauli, um dos autores do conceito da Economia Azul e que tem trabalhado com os chamados pequenos países insulares sobre a matéria. Ele que vai ser um dos oradores do painel Governança do Oceano.
Outra autoridade destacada pelo governante é o jurista e ex-ministro cabo-verdiano José Luiz Jesus, juiz do Tribunal Internacional de Direito do Mar, que também vai intervir no mesmo painel no dia 4, no Terminal de Cruzeiros.
Outro painel rodeado de enorme expectativa acontece também no dia 4, no período da tarde, que será o lançamento do Programa Sustentável da África Ocidental (WASOP). Estão previstas intervenções do minsitro Jorge Santos, da embaixadora da União Europeia, Sylvie Millot, do presidente da Comissão da CEDEAO, do gestor do Banco de Investimento e Desenvolvimento da CEDEAO, do director regional para a África do Banco Europeu de Investimento, do Secretário-Geral das Pescas do Centro-Oeste do Golfo da Guiné…
“Um painel importante será o encontro com todos os responsáveis do sector do mar da Comunidade dos Países de Lingua Portuguesa. Teremos aqui no Mindelo um Conselho de Ministros da CPLP e a presença de todos os pontos focais em matéria do mar, fundamentalmente ligados às pescas”, comenta Jorge Santos, salientando que serão discutidos e assinados parcerias porque o almejado com a CVOW é que haja medidas concretas.
A 8. edição será ainda marcada pela realização de um congresso dos armadores de pesca. “Após consultas feitas em S. Vicente, Santo Antão e Santiago com todas as associações de armadores teremos este momento importante, que vai permitir definiar o posicionamento do sector privado sobre a pesca”, considera o citado governante.
A cidade do Mindelo terá um movimento extraordinário na próxima semana, com a chegada das delegações convidadas para a CVOW. Neste momento, segundo Jorge Santos, todos os hotéis estão reservados para acolher os convidados que virão da África e da Europa para a CVOW, que decorre de 2 a 7 de novembro.
À semelhança de outras edições estão programadas conferências e blue talks sobre temas ligados ao sector marítimo, nomeadamente ao nivel da gestão sustentável dos mares, proteção dos recursos marinhos, combate aos efeitos das mudanças climáticas, aquacultura, literacia oceânica. O evento será encarrado com a gala dos padrinhos do mar e o Blueau, um momento de descontração à beira-mar.
