CVOW 2024 sob o lema ‘A Voz do Oceano’ e com extensão à ilha da Boa Vista

A VII edição do Cabo Verde Ocean Week acontece de 3 a 9 de novembro de sob o mote “CVOW 2024 – A Voz do Oceano” e inspira-se na reflexão lançada pelas Nações Unidas para a celebração do dia mundial dos oceanos, com foco em promover diferentes ações de sensibilização para o uso sustentável do nosso oceano. Este ano o certame chega à ilha da Boa Vista com a realização de um Blue Talk, na semana seguinte ao encerramento do evento em São Vicente.

 

De acordo com a nota conceptual, o objetivo principal do CVOW é elevar a consciencialização e fomentar o diálogo sobre a essência, a importância e a sustentabilidade dos oceanos, visando criar uma cultura voltada para preservação e conservação da saúde do mar e explorar de forma sustentável os recursos marinhos nos mares, sob a jurisdição de Cabo Verde. Pretende ainda incutir o espírito de inovação e desenvolver estratégias para potenciar a relevância natural e cultural do oceano, bem como, do estado e do papel que este exerce, visando a identificação de medidas que garantam a gestão sustentável dos recursos marinhos e marítimos e a partilha de boas práticas.

O evento vai focar-se em promover ações de sensibilização para o uso sustentável do oceano. Haverá painéis que abordarão temas como ciência e soluções para um oceano limpo, saudável e resiliente, desafios do impacto coletivo das ações climáticas, impacto das mudanças climáticas, redução da vulnerabilidade dos ecossistemas e da economia, turismo náutico. Ainda: financiamento climático e tecnologias limpas, economia azul e conservação, ecossistemas de inovação e fintech, formas de prevenção e eliminação da poluição, segurança marítima e transportes, impacto das alterações climáticas para a igualdade e equidade de género, de entre outros.

Sera apresentados casos práticos de sucesso, bem como, a economia circular, focando nas estratégias práticas, políticas, públicas e regulamentares que abrangem o rejuvenescimento da mão-de-obra do setor e igualdade /equidade de género. Serão abordados temas prioritários, compreendendo apresentações técnicas e palestras, conduzidas por cientistas/investigadores de instituições nacionais e internacionais, especialistas, ambientalistas, estudantes e decisores políticos, que trarão para o centro do debate, dando voz e proporcionando às organizações e aos indivíduos oportunidades tangíveis, de propor e assumir o compromisso de que ações podem ser feitas hoje para proteger e restaurar os nossos oceanos, ou seja, incentivando a ação para o nosso oceano e o clima.

Nos ‘Blue Talks’, serão abordados temas em estilo conversação/painéis de debates, conduzidos por especialistas, investigadores, empresários e jovens alunos. Cada orador terá entre 5 a 8 minutos para abordar o tema proposto, seguido o debate com o público. Haverá também workshops práticos, nas quais jovens e crianças terão a oportunidade de elaborar trabalhos a volta do tema, desenvolvendo os seus conhecimentos acerca da economia circular e da sustentabilidade dos oceanos.

A semelhança dos anos anteriores, será realização mais uma edição, a III, do festival gastronômico Blue Food, em Salamansa, com degustações de produtos do mar. Este certame propõe valorizar os produtos locais e consciencializar a população da importância da economia azul na preservação das espécies. Já a comunidade de S. Pedro volta a acolher o Bluau, que traz o conceito de luau, uma fusão de ‘blue’, que remete aos oceanos, e ‘luau’ que são reuniões noturnas em praias, à volta de uma fogueira, com música tradicional e poesia. Este terá início ao pôr do sol na praia desta comunidade. 

Destaque para a XIª edição da Expomar – Feira das Atividades Económicas Ligadas ao Mar, organizado com o propósito de criar condições para a consolidação de empresas nacionais e estrangeiras e para conhecer a diversidade das espécies marinhas do país. ‘A feira é também espaço para a promoção de oportunidades de negócios e conhecer as novas tendências do mercado com aplicação ao setor, partilha de recursos científicos, que é na verdade, o retrato da riqueza dos nossos mares’, refere a nota. 

A novidade para esta edição é a realização da Gala Padrinhos do Mar. Trata-se de uma oportunidade para apresentar os trabalhos social e ambiental realizados na preservação da praia apadrinhada. E, mediante avaliação da comissão de acompanhamento, será atribuído um selo azul aos melhores. Da programação consta ainda uma série especial de podcast ‘A Voz do Oceano’ e o CineMar, onde serão exibidos cerca de sete filmes por dia, de manhã à noite, com entrada livre

Sair da versão mobile