A Cabo Verde Digital e a Venture Capital for Africa (CV4A) assinaram ontem um memorando com o intuito de acelerar o ecossistema de tecnologia, inovação e start-ups no arquipélago. Nos termos do documento, rubricado através da Pro-Empresa, a CV Digital e a CV4A passarão a ter colaborações em iniciativas que visem apoiar o desenvolvimento do ecossistema de start-ups em Cabo Verde, o que inclui mentoria, capacitação, acesso a recursos e promoção da visibilidade e acesso ao mercado para start-ups cabo-verdianas a nível global.
Segundo Edney Cabral, presidente do CA da Pro-Empresa, a assinatura do memorando de entendimento está alinhada com o compromisso do Governo de fomentar a inovação e o empreendedorismo como componente-chave da estratégia nacional de desenvolvimento. “Juntos, desbloquearemos novas oportunidades e aceleraremos o crescimento de nosso ecossistema empreendedor em desenvolvimento.“
Por seu lado, Barbara Onyejose, Líder de Mentoria e Academia na VC4A, afirmou que a parceria exemplifica visão da plataforma de impulsionar o crescimento inclusivo e fomentar um ecossistema de start-ups africano próspero. “Esperamos uma colaboração impactante com a Pro-Empresa, alavancar nossa expertise e recursos para desbloquear novas oportunidades para empreendedores cabo-verdianos.”
A VC4A é descrita como um dos principais construtores de ecossistemas que aproveita sua infraestrutura, rede e expertise, para programas que contribuem para o movimento global de start-ups, atuando em vários países, particularmente africanos.