Salamansa e São Pedro celebram Dia Nacional do Pescador 

Celebra-se este domingo, 05, em todo Cabo Verde, o Dia Nacional do Pescador, data instituída pela resolução do Conselho de Ministros nº5/2003 de 24 de julho. Em S. Vicente, as actividades concentram-se nas comunidades de Salamansa e de São Pedro, mas há ainda uma vasta programação para o Museu do Mar, numa parceria entre a Enapor, a Escola do Mar e o Fundo Autónomo das Pescas.  Infelizmente, hoje o vento está a soprar fresco ou muito fresco, soprando ocasionalmente com rajadas fortes (50 – 61 km/h) em São Vicente, Santo Antão e S. Nicolau.

O objectivo da instituição desta data, diz o Ministério do  em comunicado, é prestar um justo reconhecimento aos pescadores cabo-verdianos e homenagear a memória daqueles que, ao longo dos anos, têm se dedicado à actividade da pesca. Visam, igualmente, alertar a população para a necessidade de maior valorização da atividade da pesca e incentivar as comunidades piscatórias a participar e usufruir do processo de desenvolvimento nacional. 

Volvidos 20 anos da instituição do Dia Nacional dos Pescadores e face aos desafios do sector, prossegue a tutela, torna-se imprescindível associar os homens do mar nas tomadas de decisões sobre o futuro do mar e a sustentabilidade dos oceanos. É neste sentido que, afirma, este ano a efeméride é celebrada sob o lema “Amamos o mar” como sentido de pertença e trazendo para a realidade social a realidade diária dos homens. 

Em São Vicente, as atividades acontecem em três polos, Salamansa, São Pedro e na cidade do Mindelo. Estão previstos a realização de palestra, entrega de trofeus, almoço-almoço-convívio e actuação musical em Salamansa e, natação, pesca a linha, futebol de praia, almoço, corrida de saco e ovo, bisca, final dos torneios de bisca e uril, entrega de trofeus e música ao vivo em S. Pedro. 

Na cidade, o program destaca a realização da Feira Azul no Museu do Mar, exposição de produtos gastronómicos de pesca, corridas e botes na Praia d’ Bote e entrega de trofeus. Ainda: conversa com jovens, exposição Ocean Vision, workshop sobre segurança alimentar com Walter Silva, segurança marítima com Roberson Pinto e Jandir Leite e literacia dos oceanos com Tatiana Pires.

Sair da versão mobile