O navio Chiquinho BL atracou esta manhã ao Porto Grande do Mindelo depois de 54 dias de viagem, e, conforme a previsão do administrador do grupo ETE, a embarcação vai fazer a sua primeira viagem no dia 18 de Fevereiro na linha S. Vicente – Santo Antão. Segundo Paulo Lopes, o navio vai substituir o Inter-ilhas nessa rota, o que irá libertar esta unidade para reforço de outras ligações marítimas, nomeadamente para a ilha de S. Nicolau.
“O barco chegou a horas, o que é o nosso apanágio. A viagem correu muito bem. Desde o dia 5 de Dezembro que partiu para Cabo Verde, fez 54 dias de viagem, percorreu quase 12 mil milhas, sem quaisquer incidentes”, frisa o administrador Paulo Lopes, acrescentando que o navio se revelou bastante económico em termos de consumo de combustíveis, “o que é muito bom”.
Adaptado na Coreia do Sul, “Chiquinho BL” será agora visitado pelos técnicos do Instituto Marítimo e Portuário para efeitos de certificação para depois ser submetido a outras intervenções nos estaleiros da Cabnave. As sugestões serão feitas pelos engenheiros, mas Paulo Lopes adianta que as frestas laterais serão tapadas para impedir a entrada da água. Tal como está é quase certo que o mar iria invadir a zona mais baixa, destinada às mercadorias e viaturas, o que poderia afectar a qualidade dos produtos.
O navio Chiquinho, reconhece Paulo Lopes, já estava construído quando foi negociado pela CV Interilhas. Como enfatiza, a construção de uma unidade de raiz demora entre ano e meio a dois anos, quando a empresa CV Interilhas tem apenas meses de existência. Realça, no entanto, que o barco foi adaptado para as condições de mar em Cabo Verde. Para o efeito, a companhia armadora teve de fazer um investimento de 7 milhões de euros.
O barco, que atracou ao Porto Grande pouco depois das nove horas, apresenta marcas de oxidação no casco, mas Paulo Lopes considera isso normal tendo em conta as vagas que enfrentou durante os 54 dias que durou a viagem para Cabo Verde. Além disso, acrescenta essa fonte, as 12 mil milhas náuticas percorridas entre a Coreia do Sul e S. Vicente são o equivalente a um ano das operações que “Chiquinho” terá na linha S. Vicente – Santo Antão. O navio, que vai iniciar viagens em Fevereiro, tem 76 metros de comprimento, capacidade para transportar 430 passageiros e 50 viaturas ligeiras e está equipado com instrumentos modernos.
Kim-Zé Brito