CERAI e Amigos da Natureza inauguram unidade de processamento de pescado de Porto Novo 

O Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI) e a Associação dos Amigos da Natureza inauguram nas segunda-feira, 7 de julho, a Unidade de Processamento de Pescado, localizada nas antigas instalações do mercado de Abufador em Porto Novo, Santo Antão. Com esta infra-estrutura, os promotores esperam contribuir para a valorização do pescado e promover o desenvolvimento das comunidades piscatórias da ilha das montanhas.

A infraestrutura foi alvo de intervenção no âmbito do projeto “Terra Azul: Resiliência e fortalecimento das comunidades costeiras e ribeirinhas das ilhas de Santo Antão e São Vicente”. A sua criação, afirmam, constitui um passo significativo para a valorização da cadeia de valor do pescado e para o desenvolvimento sustentável das comunidades piscatórias de Santo Antão.

Isto porque promove melhores condições de trabalho para os profissionais do setor, com especial atenção à inclusão das mulheres e ao reforço da resiliência económica e ambiental das comunidades locais. “A concretização desta infraestrutura contou com o papel determinante da Câmara Municipal e da Associação de Pescadores e Peixeiras de Porto Novo, parceiros-chave na implementação do projeto”, conforme um comunicado de imprensa da Terra Azul.

A inauguração está inserida no projecto “Terra Azul: Resiliência e Fortalecimento das Comunidades Costeiras e Rurais das Ilhas de Santo Antão e São Vicente”, financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e pelo Ministério do Mar, através do Fundo Autónomo para o Desenvolvimento das Pescas. Contará com diversas intervenções dos promotores e parceiros, incluindo da presidente da CM do Porto Novo, Elisa Pinheiro, e do Ministro Jorge Santos. 

É implementado pelo CERAI e pela Associação dos Amigos da Natureza, e conta com a parceria das Câmaras Municipais de Santo Antão e São Vicente, da Direção Nacional de Pesca e Aquacultura, do IMAR, da EMAR, do Secretariado Nacional para a Segurança Alimentar e Nutricional, Ficase, ProEmpresa, INPS e Associação de Pescadores e Peixeiras de Porto Novo.

Sair da versão mobile