Centrais Sindicais recebem formação em matéria de transição da economia informal para formal

As duas centrais sindicais, a União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde e a Confederação Cabo-verdiana dos Sindicatos Livres, vão receber uma formação de formadores em matéria de transição da economia informal para a formal. A formação integra o projecto Form@empresa – Formalização, desenvolvimento de empresas e trabalho digno em Cabo Verde, implementado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A formação conta com financiamento do Grão-Ducado do Luxemburgo e parceria com o Escritório para as Atividades com os Trabalhadores (ACTRAV) do Centro Internacional de Formação de Turim e ainda da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical e da Confederação Cabo-verdiana dos Sindicatos Livres. Trata-se de uma formação de formadores das Centrais Sindicais em matéria da transição da economia informal à formal. 

Ocorre em formato híbrido, com componente presencial, agendada para os dias 25 a 29 num dos hotéis. Tem como objetivo reforçar as capacidades das organizações representativas dos trabalhadores nacionais, dotando-as de material de formação de base padronizado, passível de ser utilizado como ferramenta e referência no desenvolvimento dos seus currículos de formação sobre a transição da economia informal para a economia formal, adaptados ao contexto, estratégias, prioridades e necessidades específicas de Cabo Verde.

Tem por base as diretrizes estabelecidas pela Recomendação 204 da OIT relativa à transição da economia informal à formal, que completa, em 2025, o seu 10.º aniversário. Constituirá por outro lado, um espaço de reflexão e de partilha acerca das principais questões que se colocam aos trabalhadores, com particular realce para os mais vulneráveis, e aos sindicatos nesse processo de transição, designadamente o seu papel na organização e representação dos trabalhadores da economia  informal.

Sair da versão mobile