Duas iniciativas de financiamento empresarial serão apresentadas a jovens empreendedores e a mulheres gestoras num evento online a ser promovido no dia 12 numa parceria entre a Cegid (ex-Primavera Bss) e a Pró-Empresa (Instituto de Apoio e Promoção Empresarial). O objectivo é apoiar estes destinatários no acesso às ajudas disponibilizadas pelo Banco Mundial e pelo Governo de Cabo Verde no âmbito dos programas Fomento ao Empreendedorismo Jovem (FEJ) e Impulsiona, ambos destinados a apoiar o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas nacionais lideradas por mulheres.
O FEJ, refira-se, tem como objetivo disponibilizar cofinanciamento em assistência técnica, bem como aquisição de equipamentos e ferramentas que sejam necessárias para o desenvolvimento de ideias; Impulsiona, por seu lado, coloca à disposição cofinanciamento para serviços de assistência técnica, no âmbito de atividades e projetos que visem o abastecimento sustentável pelas normas ambientais/sociais, de qualidade e certificação exigidas à cadeia de valor do turismo e da economia azul.
A sessão terá uma hora de duração e irá contar com a intervenção de Sandra Borges (diretora de Gestão de Programas de Financiamento da Pró Empresa), de Pedro Montez (diretor das áreas de Legal Watch da Cegid), e de Ailton Tolentino (responsável pela área de Business Development da Cegid em Cabo Verde). Estes interlocutores vão explicar em que consistem os referidos programas, que empresas estão abrangidas, quais as verbas disponíveis, que soluções de gestão podem ser adquiridas ao abrigo desses fundos e como os gestores se podem candidatar para receber os apoios disponíveis no âmbito do programa de transição digital em Cabo Verde.
Como enfatiza Sandra Borges, diretora de Programas de Financiamento da Pró Empresa, o mundo está a presenciar uma fase de grande revolução digital e as empresas têm de se adaptar para se manterem competitivas. “Porém, nem sempre existem condições financeiras para o investimento em tecnologia. Por esta razão, através destes programas apoiados pelo Banco Mundial, pretendemos ajudar os jovens empreendedores e as gestoras a aceder a financiamento que torne os seus negócios mais competitivos e preparados para a era digital que vivemos, fortalecendo assim a economia cabo-verdiana”.
A sessão irá decorrer online, no dia 12 de setembro, às 10h horas, com a duração de uma hora, estando disponível para todos os interessados através de inscrição gratuita disponível no website da Cegid.