A Câmara do Comércio de Barlavento assumiu a presidência rotativa do Conselho Superior das Câmaras de Comércio no biénio 2024-2026, com o novo presidente, Jorge Maurício, a prometer uma presença efectiva em todos os órgãos de concertação técnica e institucional, voltada para a promoção empresarial.
De acordo com um comunicado assinado pelo Secretário-Geral da CCB, a decisão saiu da reunião do Conselho, que congrega as câmaras do comércio de Barlavento, Sotavento e do Turismo, realizado no dia 27 de junho. O propósito desde encontro era fazer o seguimento dos assuntos em pauta do mandato da presidência cessante, até então a cargo da CCS, e na pessoa de Marcos Rodrigues, e conferir posse rotativa ao novo presidente, Jorge Maurício.
Assim, e em conformidade com os Estatutos, a presidência deste órgão durante os próximos dois anos passa a estar a cargo da CCB e tem como principais pontos da agenda conjunta uma maior representatividade e participação do setor privado em todas as questões que afetam a melhoria contínua do ambiente de negócios e investimento no país.
Promete priorizar a presença efetiva do Conselho Superior em todos os órgãos de concertação técnica e institucional voltadas para a promoção empresarial. Neste sentido, prossegue, uma das deliberações estratégicas emanadas deste Conselho é a realização de uma comunicação trimestral para o país sobre o estado do ambiente de negócios e investimentos em Cabo Verde, assente na defesa intransigente e inclusiva dos interesses da classe empresarial.