A Associação das Agências de Viagens e Turismo (AAVT) vai renovar os seus órgãos sociais, possivelmente ainda no decurso deste primeiro trimestre, garantiu num exclusivo ao Mindelinsinte o presidente interino, Bino Santos, que entretanto deixa claro a sua indisponibilidade para disputar a liderança “por já acumular” cargos, nomeadamente de presidente da Federação Cabo-verdiana de Halterofilismo (FCH).
“Pretendemos realizar as eleições na AAVT o quanto antes para que a nova direcção possa assumir na plenitude as suas funções”, declara Bino Santos, da Girassol Tours. Este garante, entretanto, já ter manifestado aos associados a sua decisão de afastar porquanto faz parte de outras federações e associações. “Infelizmente, não tenho disponibilidade para continuar à frente da Associação das Agências de Viagens e Turismo”.
Questionado se já há manifestação de interesse por parte de outros associados, o presidente interino admite que ninguém ainda não se posicionou, sendo certo que ele próprio tem todo o interesse que o processo seja o mais célere possível. “Estou a espera que alguém se manifeste para que possa preparar o processo e para que a AAVT esteja mais atenta e assertiva no mercado”, acrescenta.
De recordar que a presidente desta associação esteve a cargo de Mário Sanches (Multiviagens Tours), que assumiu as funções em 2018, que encabeçava uma equipa jovem e com linhas programáticas de transformar as agências de viagens em agências de turismo, acompanhando as tendências de evolução do fenómeno turístico no mundo.
Este apontava como um dos grandes objectivos da AAVT o agenciamento de todos os serviços que o turista procura será o grande objectivo das agências de viagens. Sanches deixou o cargo recentemente para assumir novas funções na Presidência da República.