Américo Soares vai trazer, de forma autónoma, marca “Americo’s” para S. Vicente

Prestes a completar um ano a funcionar em regime de experiência no Hotel Ouril Mindelo, fruto da amizade com a família Mendes, o então diretor deste empreendimento hoteleiro, Américo Soares, perspectiva trazer, de forma autónoma, a sua marca de restaurante Américo’s, muito conhecido e apreciado por turistas e nacionais, para a ilha de São Vicente. O propósito, afirma, é dar o seu contributo para o desenvolvimento da ilha e do destino Cabo Verde. 

Estamos aqui em uma experiência, dada a amizade que tenho há muito tempo com a família Mendes. Mas ainda não é a marca Americo’s. Estamos numa parceria forjada na amizade, mas esta é uma exploração feita pelo Hotel Ouril, com o nome Americo’s. É uma experiencia nova, não obstante estarmos no mercado há 40 anos, completos neste ano de 2024”, explicou Américo Soares, que classifica de satisfatório este um ano de funcionamento, dentro do hotel. 

São Vicente, diz, era um mercado que desconhecia e têm-se revelado muito interessante. Mas faz questão de realçar que, dado a amizade, aceitou o convite do empresario Manuel Mentes para explorar o restaurante e valorizar ainda mais o Hotel Ouril. “o nosso objectivo é, no futuro, trazer a marca Américos para S.Vicente. Acho que a ilha merece e também porque queremos dar a nossa contribuição para o desenvolvimento de S. Vicente e do destino Cabo Verde como um todo”, pontua. 

Sobre a marca Américo’s, este explica que são uma família, incluindo no pacote a esposa e os filhos. Refere que a ideia e o conceito por detrás deste nome foi de um dos filhos, que é chefe de cozinha, formado em Portugal. “Mas, para além deste meu filho, os restantes membros da família estão todos nesta área. O nosso menu é uma mistura de pratos internacionais, nacional e local. Estamos aqui há apenas um ano, e ainda temos muita coisa para produzir e melhorar.”

Para este empresário, a grande vantagem é que São Vicente é um mercado aberto e oferece uma enorme variedade de produtos, sobretudo à base do mar. Por isso, diz, é uma satisfação enorme, o que o leva a considerar que este ano foi positivo, respaldado nos feedbacks dos clientes. “Implementar um restaurante leva o seu tempo. A norma indica que um restaurante só consegue ter sucesso depois de quatro anos. São quatro anos de perdas, para depois começar a ganhar. Mas é para continuar e num futuro teremos a marca Américo’s aqui em S. Vicente.”

Até lá, vão manter esta parceria, a estudar e a formar. Américo Soares lembra que já foi director de alguns hotéis em Cabo Verde, não obstante ser da área da restauração, algo que faz por gosto, sendo que na ilha do Sal está presente no aeroporto e na cidade de Santa Maria, mas quer expandir para São Vicente e trabalhar com produtos locais e de Santo Antão, que são de excelente qualidade. “É uma forma de também ajudar no desenvolvimento e ter um turismo sustentável. Para isso já firmamos algumas parcerias, dentro da nossa politica de descentralizar, ou seja, de não comprar sempre nas mesmas pessoas. Queremos que todos os fornecedores tenham as mesmas oportunidades.”

O restaurante Américo’s está localizado no coração do Hotel Ouril Mindelo. Tem uma das melhores vistas da ilha: a Baia do Porto Grande, tendo como pano de fundo o Monte Cara. Na parte interior tem capacidade para receber 35 pessoas e, na parte exterior, 70, totalizando 105 clientes em simultâneo. 

Sair da versão mobile