A Administradora-Delegada da FIC perspectiva montar pelo menos 80 stands na nona edição da Feira Expomar, que acontece em S. Vicente nos dias 28 e 29 de setembro e 1 de outubro. Para atingir essa meta, Angélica Fortes apela à inscrição das empresas cabo-verdianas e de outras sediadas fora do arquipélago, pois, lembra, esse evento tem pendor internacional, tendo contado desde o início com a presença de marcas e produtos espanhóis.
Para garantir o sucesso da Expomar, a administração já iniciou uma campanha informativa no seu website, nas redes sociais e na imprensa. O objetivo desta Feira, segundo Angélica Fortes, é criar um ambiente onde seja possível expor serviços, produtos, projetos e fomentar a sustentabilidade dos oceanos.
A primeira iniciativa foi direcionada, no entanto, para os parceiros mais directos. Neste caso, o Ministério do Mar e as instituições que tutela, solicitando o engajamento de todos para poderem levar à feira toda a informação técnica e científica ligada à economia azul, através de palestras, debates, workshops e nas atividades paralelas. O destaque vai para a Enapor, que surge como uma das principais parceiras da FIC ao disponibilizar provisoriamente, em concertação com o Estado de Cabo Verde, o espaço para acolher três exposições: a Expomar, a Feira Internacional de Cabo Verde e a Feira das Oportunidades, na cidade do Mindelo, que decorrem de setembro a dezembro.
“Tendo em conta que há algum tempo não acontece uma feira em S. Vicente, queremos dar um novo pontapé de saída, pelo que contamos com o envolvimento de toda a comunidade ligada ao sector do mar. Hoje fala-se muito da economia azul/economia marítima e pensamos que a Expomar será uma montra desse conceito, onde as empresas podem mostrar os seus produtos/serviços, assim como as associações ligadas às pescas”, frisa Angélica Fortes, que se mostra satisfeita com o nível de envolvimento do Ministério do Mar no projecto. Aliás, para ela, trata-se da primeira grande parceira do evento.
A estimativa de Angélica Fortes é que as empresas comecem a efetivar as suas inscrições nos primeiros dias de agosto. Para o efeito, diz, a FIC dispõe de uma ficha e de uma equipa pronta a dar o devido apoio aos interessados. Os expositores terão ao seu dispor um stand com nove metros quadrados e mobiliários disponibilizados pela FIC. Cabe ao expositor fazer a decoração do espaço. A Expomar irá ocupar apenas um dos armazéns da Enapor.