Aberta inscrição para a 5. edição do “Saninklau MeetUp Trekking” para o máximo de 150 participantes de outras paragens

O Festival de caminhadas Saninklau MeetUp Trekking – organizado pela Associação de Operadores Turísticos de São Nicolau, Câmaras Municipais da Rª Brava e do Tarrafal e o Fundo de Desenvolvimento do Turismo – regressa no início de novembro aos trilhos das montanhas da terra de Chiquinho com um intenso programa pensado para promover a beleza natural, cultura e gastronomia da ilha. Com o slogan “Mar + Montanha = Sodade d’Nha Terra Saninklau”, o evento decorrerá de 1 a 5 do próximo mês, com o intuito de propiciar uma experiência memorável aos 150 participantes, oriundos de outras ilhas, que, conforme estimado pela organização, deverão desembarcar no cais do Tarrafal às 12H00 do dia 01 de novembro.

“O slogan foi pensado para acasalar as duas maiores potencialidades da ilha, em termos turísticos, neste caso o MAR – nas vertentes da pesca submarina, pesca desportiva e do mergulho de lazere as suas esplendorosas MONTANHAS, somatório este que culmina no sentimento de saudade na despedida, retratado na música Sodade, um dos selos de marca de Saninklau”, explica Emanuel Spencer, um dos responsáveis pela organização do evento.

Seguindo esta linha, os visitantes serão recebidos no cais do Tarrafal ao som da música “Nha primeru lar”, para se sentirem em casa durante os 5 dias, e, no momento da despedida, irão embarcar ao som da famosa Morna Sodade, cuja verdadeira história será desvendada numa serenata programada para a noite do dia 04.

Durante esta 5ª Edição do MeeTUp TREKKING, os visitantes terão a oportunidade de conhecer São Nicolau de uma ponta à outra graças a um programa que começa às sete horas e termina já perto da meia-noite, com caminhadas por trilhos do interior da ilha, com paragens em locais estratégicos para conhecer melhor a história da ilha e degustar as suas iguarias. Todas as caminhadas culminarão com um almoço à base da culinária típica de Saninklau, degustação variada, animação cultural, banhos nos tanques dos regadios de Queimadas e Rª Prata e ainda nas piscinas naturais da ilha e na praia de Boche d’Rotcha. Na última noite haverá um baile de rabeca à moda de Saninklau, onde se pretende ensinar aos participantes a dançar a Mazurca.

“No SN MeeTUp Trekking procuramos juntar sempre os aspetos paisagísticos com a culinária, que, como não poderia deixar de ser, terá o seu foco na comida tradicional da ilha, como por exemplo o famoso modje d’Saninklau. Devo realçar que o meu pai, um caçador de 91 anos de idade, vai oferecer um modje de galinha d’mote com galinhas caçadas com a sua espingarda”,  realça Emanuel Spencer. Frisa ainda que será servido, no almoço do segundo dia da caminhada, uma catchupada feita à lenha por um grupo de Mulheres da Rª Prata. “Comida á lenha tem outro sabor!”

A inscrição para esta 5ª edição do MeeTUp Trekking começa hoje, dia 10 de outubro, e, segundo Spencer, a organização só tem capacidade logística para acolher no máximo 150 participantes de outras paragens. Já está prevista a vinda de um grupo de 9 turistas, que habitualmente participam em trekking’s de vários países. Mais uma vez, a maior caravana será de São Vicente, ilha que, segundo Spencer, está sempre disposta a estender a sua mão solidária a São Nicolau.

Sair da versão mobile