Seleção de São Vicente focada em vencer o torneio inter-ilhas Futsal Cup

A selecção de São Vicente está neste momento a trabalhar de forma empenhada tendo em vista a participação no Inter-Ilhas Futsal Cup, que decorrerá no pavilhão Vavá Duarte, na cidade da Praia, de 8 a 15 do corrente. Os treinos acontecem desde ontem no polidesportivo de Oeiras, que oferece melhores condições, após um início turbulento que obrigou o combinado mindelense a recorrer ao pavilhão da Escola Secundária Jorge Barbosa. 

De acordo com o seleccionador Gastão Gomes, os trabalhos estão a decorrer na normalidade e de forma empenhada, com os jogadores a se mostrarem muito zelosos. “Temos uma equipa muito coesa. Foram convocados 16 jogadores, dos quais dez irão para Praia para participar neste torneio. O nosso objectivo é vencer este que é o primeiro grande torneio da modalidade em Cabo Verde”, afirmou. 

Quanto à preocupação dos clubes, manifestada através da Associação Regional de Futebol de São Vicente, que questionaram se os jogadores inscritos e com compromissos iriam integrar a selecção, Gastão deixa clara que nenhum federado foi convocado. “Foram convocados apenas jogadores não federados. Desde que o Futsal foi oficializado, o propósito foi sempre separar os federados dos não federados”, garantiu, lembrando que a modalidade está dentro da ARFSV. 

Está é a nossa primeira grande prova e a primeira selecção de S. Vicente. Esperamos que tudo decorra a melhor forma e que consigamos fazer uma boa participação. Convocamos dois jogadores com 35 anos, os restantes são mais novos”, detalha, realçando que entre os convocados pelo menos três eram federados, mas acabaram por abandonar os respectivos clubes. Cita a título de exemplo o caso de Fufuco, que antes era jogador do Derby, mas acabou pro desistir do futebol de onze.

Quanto aos treinos, segundo Gastão Gomes, estão a decorrer normalmente no polidesportivo de Oeiras, após uma recusa inicial de cedência do espaço, o que os obrigou a iniciar os trabalhos no pavilhão da escola secundária Jorge Barbosa. Este aponta como maior constrangimento enfrentado eleger o “dez ideal”. “Foi muito difícil escolher os melhores que vão integrar a seleção, tendo em conta o número elevado de jogadores. O torneio interzonas revelou um grande número de jogadores com qualidade. Foram 12/15 jogadores por zona para escolhermos. Aqueles que foram escolhidos estão na selecção por mérito próprio”, pontua, elevando ao máximo a fasquia quanto a participação de SV no Inter-Ilhas Futsal Cup.  

O torneio é organizado pelo movimento “Juntos pela Oficialização do Futsal em Cabo Verde” e conta com as seleções de todas as ilhas, distribuídas por três grupos com três equipas cada. Apuram-se para as meias-finais o vencedor de cada grupo e o melhor segundo classificado.

Sair da versão mobile