Ronaldinho Gaúcho, embaixador do Teqball no Sal 2019, impedido de sair do Brasil pela justiça

A Organização dos primeiros Jogos de Praia Sal 2019, a imprensa nacional e estrangeira confirmam a presença de Ronaldinho Gaucho na apresentação deste importante evento desportivo nacional, como embaixador de Teqball, no entanto, a imprensa brasileira diz que o ex-futebolista tem o passaporte apreendido pela justiça, o que o impossibilita de sair do Brasil. Esta medida pode colocar em causa a presença desse astro do futebol na ilha do Sal, em Junho.

De acordo com o website da Globo, na sua rubrica desporto, Ronaldinho Gaucho e seu irmão, o empresário Assis Moreira, foram condenados em um processo por dano ambiental pela Justiça do Rio Grande do Sul e estão proibidos de deixar o país ou renovar os documentos até repararem os prejuízos causados. Esta terça-feira, a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a apreensão do passaporte de Ronaldinho Gaúcho, que tinha sido determinada em novembro do ano passado. A justiça brasileira quer obrigar a família Assis Moreira a quitar uma indemnização que ultrapassa os R$ 8,5 milhões.

De acordo com informações da Globo Esporte, em 2015, o ex-jogador, seu empresário e uma empresa foram condenados pela construção ilegal de um trapiche, com plataforma de pesca e atracadouro na orla do Guaíba, em Porto Alegre, numa área de preservação permanente e sem licenciamento ambiental. O advogado, apesar de respeitar a decisão, diz que a família do astro brasileiro não concorda e por isso irá recorrer, após a publicação do acórdão, que demora alguns dias.

Mas, a par deste caso, a família Assis Moreira também reponde a uma acção por danos ambientais devido a construção do Instituto Ronaldinho Gaúcho, em Porto Alegre. No ano passado, inclusive, a Promotoria da Justiça e Defesa do Meio ambiente aprendeu três veículos de luxo e uma obra de arte, numa propriedade da família na zona sul da capital, brasileira.

Sidneia Newton (Estagiária)

Sair da versão mobile