O primeiro Open de Xadrez de Cabo Verde, agendado para os 25 de Abril a 01 de Maio próximo, foi cancelado, de acordo com informação avançada pela Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX) e em concordância com a Associação de Xadrez da ilha do Sal. Esta decisão vem na sequência das recomendações constantes do Plano Nacional de Contingência sobre o Covid-19, anunciada ontem pelo Governo. A FCX deixa claro, no entanto, que pretende remarcar esta competição para quando a situação de contingência esteja normalizada.
A direcção da instituição que gere o Xadrez a nível nacional mostra-se grato aos apoios recebido e diz continuar a contar com todos os parceiros para quando o Open for remarcado. Aproveita para agradecer também as pessoas que se preparavam para participar e divulgar a competição, bem assim aos convidados, sejam jogadores, árbitros ou individualidades que, afirma, se disponibilizaram para viajar para Cabo Verde, valorizando assim a organização e o evento.
“A todos ficamos gratos por compreenderem a nossa posição e decisão e esperamos pela vossa disponibilidade nas novas datas que iremos marcar para a realização desta primeira edição do Open Internacional de Xadrez de Cabo Verde“, lê-se ainda na nota da FCX, que termina dizendo que Sal e Cabo Verde continua a esperar por todos.