Mindelense perde, mas Académica da Praia fica arredada das meias-finais

O Mindelense perdeu por uma bola a zero para a Académica da Praia no Estádio da Várzea, em jogo a contar para a 6ª e última jornada da fase de grupos do Nacional de Futebol. A derrota não desmoralizou os campeões de S. Vicente, já classificados para as meias-finais, onde vão encontrar o Oásis do Sal, a primeira equipa apurada, o Ultramarina de São Nicolau e o Onze Estrelas da Boa Vista, que fez história na prova máxima do futebol nacional.

Foi a primeira derrota do Mindelense no campeonato nacional. O golo da Micá foi apontado no início da partida, aos sete minutos, da cobrança de um livre. Nesta altura, a Académica da Praia dominava a partida, tendo inclusivo desperdiçado algumas oportunidades para aumentar o placar. Mas foi com este resultado que os jogadores foram para o balneário.

Na segunda metade da partida, o Mindelense, que tinha uma grande claque no Estádio da Várzea, voltou mais focado. As jogadas levavam o perigo para as redes da Micá, sendo o lance mais flagrante aos 40 minutos, numa jogada em que Larry impediu o Papalele de mandar a bola para o fundo das redes. Resultado final, Académica da Praia um, Mindelense Zero.

Mas este foi um campeonato equilibrado em que, exceptuando o Mindelense e o Oásis, a conjugação dos resultados garantia possibilidades de apuramento a quase todas as equipas. Por exemplo, um empate garantia a classificação do Sporting da Brava e o Ultramarina de São Nicolau. Mas os campeões regionais da ilha de Chiquinho não estavam para brincadeira e golearam a Académica 83 no Maio. Já os campeões da Brava perderam por 3×0 com o Santo Crucifixo da Ribeira Grande.

Já o Onze Estrelas da Bufareira na ilha da Boa Vista, que chegou a esta jornada com 10 pontos, recebeu e venceu o Varandinha por 2×1. Com este resultado, a equipa classificou para as meias finais como a segunda melhor equipa desta prova rainha do futebol nacional. No Grupo C, o Celtic surpreendeu o Oásis, já apurado, com um contundente 4×0.

Para o Grupo A, a Académica do Porto Novo empatou com a Micá do Fogo, mas também fica pelo caminho. E isso, mesmo que venha a ganhar o recurso contra a decisão do Conselho Disciplinar, que deu a vitória ao Mindelense por alegada utilização indevida de jogadores por parte do campeão regional de Santo Antão Sul. É que à Micá só a vitória interessava.

Amanhã às 11 horas realiza-se o sorteio que vai determinar quem vai jogar com quem nas meias-finais, que tem quatro equipas do Barlavento: Mindelense de São Vicente, Oásis do Sal, Onze Estrelas da Boa Vista e Ultramarina de São Nicolau, numa clara supremacia do futebol do norte.

Constânça de Pina

Sair da versão mobile