O fisiculturista Álvaro Andrade conquistou a medalha de prata no campeonato nacional de bodybuilding WABBA Portugal 2023 disputado no sábado em Cascais, apesar de ter competido na categoria acima dos 80 quilos. Habituado a disputar o nível 78 a 80 quilos de Men’s Physique, Álvaro apresentou um quilo a mais, mas conseguiu mesmo assim superar a maioria dos adversários. Ficou em segundo, mas acredita que poderia ter alcançado o primeiro lugar.
“O concurso correu-me bem, mas tive que enfrentar alguns contratempos complicados. Por exemplo, sofri um acidente de viação no início de novembro, quando um carro parou de repente à minha frente e acabei por embater com a minha moto de trabalho. Fiquei com dores na costa e um problema num dedo e ainda estou a fazer a fisioterapia”, ilustra o atleta, que decidiu mesmo assim continuar a sua preparação para a prova. Dois dias depois, diz, já estava na estrada fazendo exercícios cárdio.
No total, Álvaro Andrade teve apenas 3 meses de treinos, mas o seu físico correspondeu ao plano. Tanto assim que sente estar neste momento na sua melhor condição física.
Se tivesse participado na categoria 78/80 quilos, Álvaro Andrade teria ganho, nas suas palavras. Isto tendo em conta a prestação que teve perante concorrentes fisicamente mais “fortes” numa categoria mais exigente. “Vê-se claramente a diferença entre o meu porte físico e o dos meus adversários”, comenta o atleta, que assegura ter feito de tudo para manter o seu peso. Só que a pesagem foi feita com a roupa vestida e acha que este detalhe pode ter mudado tudo.
Concluída esta prova, Álvaro já está focado na competição da NPC agendada para maio de 2024 em Portugal e que dá acesso à procard.
A WABBA é o acrónimo para World Amateur Bodybuilding Association, organização criada pela lenda do fisiculturismo Serge Nubret em 1975, após o Mr. Olympia realizado na África do Sul e ganho por Arnold Schwarzenegger. Esta agora federação cresceu em polularidade e hoje está presente em vários países, nomeadamente Portugal.