Filhos organizam torneio de futebol em São Vicente em homenagem ao “Jack d’ Mindelense”

O Centro de Estágio Alcindo Nascimento recebe este fim-de-semana um torneio de futebol em homenagem à “Jack d’ Mindelense” antiga glória do futebol de São Vicente e de Cabo Verde, para assinalar os 30 anos do seu passamento. Participam do torneio seis equipas, sendo quatros de São Vicente, uma que viajou da Paris (França) e uma outra dos Estados Unidos. 

Ao Mindelinsite, Amilton, mais conhecido por Culkov e que jogou na sua juventude no Batuque Futebol Club, explica que decidiram fazer esta homenagem para relembrar o saudoso jogador e pai (adotivo), mas também para dar ao conhecer aos mais novos quem foi Jack d’ Mindelense. “Falar do Jack é uma emoção para mim, enquanto filho, e para muitas pessoas em Cabo Verde. Esta é a segunda vez que fazemos esta homenagem, mas desta vez é mais especial porque Jack faleceu com 30 anos e estamos agora a assinalar os 30 anos do seu falecimento. É um número forte para nós” afirmou. 

Esta é a motivação para a realização deste torneio de futebol, que conta com participação de seis equipas veteranas, sendo quatro de São Vicente e duas que vieram do estrangeiro “A par dos jogos de apuramentos realizados ontem no Centro de Estágio foi baptizado com o seu nome, Alcindo Nascimento, teremos hoje à um jogo de gala com presença dos antigos colegas do Jack, que neste momento estão na faixa etária dos 60 anos, e um outro com participação da equipa de futebol feminina do Mindelense. Depois do torneio, iremos realizar aqui mesmo um convívio com os participantes.”

Também a residir em Paris, Airton Nascimento explica, antes do inicio do torneio, foram fornecidos equipamentos às equipas deSalamansa, Canal Futebol Clube, Vasquianos e Cantareira, e ainda às de Paris e EUA. No final serão entregues troféus individuais e de equipa, financiados por familiares. “O objectivo é preservar e perpetuar a memória do meu pai, Jack, e sobretudo dar a conhecer aos mais jovens quem foi este atleta. É bom lembrar que o Centro de Estágio leva o seu nome, Alcindo Nascimento, ou melhor Jack d’ Mindelense. Com este evento, estamos a confirmar o nome do meu pai.”

Ainda o torneio sequer terminou, mais Airton Nascimento já perspectiva as próximas atividades de homenagens, designadamente em novos moldes. Por exemplo, afirma, poderão vir sobretudo com as camadas jovens, que foram preteridas nesta edição. “Esta é uma iniciativa exclusiva da nossa família e de alguns amigos que trabalham connosco. Porque o meu pai era de Bela Vista estão aqui no Centro de Estágio um número significativo de moradores para prestigiar o Jack d’ Mindelense.”

Este é aliás um dos motivos de grande satisfação para a família, que se mostra agradavelmente surpreendida com a adesão das pessoas à esta iniciativa. 

Alcindo Nascimento, ou Jack d’ Mindelense, faleceu a 05 de dezembro de 1993, aos 30 anos, na sequencia de ferimentos provocados por um acidente de viação na estrada Calhau-Mindelo. Deixou seis filhos, cinco meninas e um rapaz. Tem ainda um sobrinho-filho, Culkov, que ajudou a criar e que se intitula irmão. Todos os filhos acabaram por enveredar pelo futebol, primeiro em SV e depois no exterior.

Sair da versão mobile