Luiz Cláudio Alexandre, 24 anos, mestrando na Universidade do Minho na cidade de Guimarães, tornou-se ontem campeão universitário de kickboxing light kicks, na categoria 74 quilos, em Portugal. Galvanizado por esta vitória, este jovem mindelense já sonha com voos mais alto em 2023: bi-campeão nacional e campeão nacional 71kg e campeão europeu universitário. Luiz Alexandre aspira ainda participar nas competições regionais africanas, com a bandeira de Cabo Verde.
Em entrevista ao Mindelinsite, Luiz Alexandre revela que pratica kickboxing há quatro anos. “Participo de combates tanto no âmbito universitário como fora. E este ano já conquistei o titulo regional do norte de Portugal. Também participei de um combate num torneio na Espanha em que consegui o 2° lugar e estive na Polónia, onde disputei um combate universitário”, descreveu este jovem, que neste momento faz mestrado em engenharia electrónica industrial e de computadores.
Ontem, este estudante mindelense subiu no lugar mais alto do pódio nos campeonatos nacionais universitários de kickboxing light kick, na categoria 74 quilos. “Fiz seis combates e passei logo para as meias-finais, tendo em conta que no ano passado conquistei o segundo lugar. Defrontei dois atletas da Universidade do Porto, um nas meias-finais e outro na final. E garanti o 1° lugar”, informa.
Instado a revelar como o kickboxing entrou na sua vida, Luiz Alexandre explica que começou por praticar Muay Thai em Cabo Verde, que serve de base para Kickboxing. “Comecei a praticar com 13 anos com um tio do meu irmão, Jair Santos. Depois tivemos alguns contratempos e tivemos de suspender os treinos. Com 15/16 anos passei a treinar no Comando Militar sob orientação de Rui Fortes. Aos poucos, os meus colegas foram desistindo e fui treinar com Vandy”, sublinha.
Mais tarde, prossegue, viajou para Portugal para continuar os seus estudos e entrou para o Clube Desportivo de Guimarães, sob orientação do mestre Manuel Gomes. Desde então participa de competições dentro e fora da universidade. “Estou há cinco anos em Portugal, mais precisamente no Guimarães. Fui vice-campeão universitário Low kick 71 kg (2019), vice-campeão universitário light kick 74 kg (2021), 3° lugar nos Campeonatos Universitários 69 kg (2019), vencedor da Gala Kickboxing Arena Matosinhos 71 kg (2022), 2° lugar no Troféu Ribeira Sacra em Espanha (2022) e agora Campeão Nacional Universitários.”
Esta foi a última competição do ano, mas Luiz Alexandre já desenha as metas para 2023: bi-campeão nacional 71 kg, campeão Europeu Universitário 71 kg, bi-campeão regional, todos com a bandeira de Portugal. Sonha, por outro lado, disputar um campeonato africano de kickboxing e elevar mais alto a bandeira de Cabo Verde. Mas, para isso, aposta sobretudo no seu trabalho. “Tenho que treinar mais, tanto físico como mentalmente. Não será fácil, mas acredito em mim e nas pessoas que estão comigo e que me apoiam”, finaliza o campeão universitário de kickboxing de Portugal.