Equipas do Atlético vão defrontar “pedreiras” na fase de grupo da Liga de Clubes Africanos de Andebol

As duas equipas do Atlético Clube do Mindelo, masculina e feminina, vão defrontar adversárias poderosas na fase de grupo da Liga de Clubes Africanos de Andebol, que acontece de 4 a 13 de Outubro na cidade da Praia. O sorteio realizado na sexta-feira, 20, no Níger, colocou a equipa masculina no grupo A junto com os actuais campeões africanos, o Egy Sporting Club do Egipto, enquanto a feminina ficou no grupo B. Já o Desportivo da Praia, vice-campeão em masculino e a segunda representante de Cabo Verde nesta prova, está no grupo B da lista da Confederação.

Ao todo, são 10 equipas masculinas e 10 femininas nesta que é a 41ª edição da Liga dos Campeões Africanos de Clubes, prova realizado pela Confederação Africana de Andebol (CAHB).  A bicampeã nacional, o Atlético (masculino) terá ainda como adversários o Inter Clube (Angola), JSK (República Democrática do Congo) e o Red Star (Costa do Marfim). No grupo B, para além do Desportivo da Praia, estão o Widad Smara (Marrocos), Zamalek (Egipto), FAP (Camarões) e Etoile Rouge (República do Congo).

Foto: Shot On MI – Edy Moniz

No feminino, o Atlético Clube do Mindelo vai defrontar as equipas de Petro de Luanda (Angola), do ABO Sport (República do Congo) e do Evabuka (Costa do Marfim). No outro grupo A estão as actuais campeãs, Primeiro de Agosto, DGSP (República do Congo), HC Heritage (Costa do Marfim), FAP (Camarões) e Bandama (Costa do Marfim). Com a realização dos sorteios dos grupos, falta agora a divulgação do calendário dos jogos.

O técnico Aquilino Fortes garante que o Atlético aguardava com expectativa a realização deste sorteio, sobretudo porque desconhecem as características dos seus adversários. “Sabemos apenas que são equipas muito fortes, caso por exemplo da actual campeã africana no escalão feminino, o Primeiro de Agosto. Aliás, Angola está nesta prova com duas equipas que no ano passado disputaram a final. Do resto, sabemos muito pouco sobre o jogo e as características dos jogadores adversários. Mas vamos tentar conseguir o máximo de informação.”

Segundo este treinador, o seu maior receio, sobretudo no escalão feminino, é porque as atletas do ACM são de baixa estatura e franzinas, ao contrário das jogadoras adversárias que normalmente são altas e mais robustas. “Estamos conscientes de que vamos defrontar adversárias muito fortes. As equipas angolanas, por exemplo, são as favoritas ao título, mas vamos tenar tirar o máximo deste campeonato, que acontece pela primeira vez em Cabo Verde. Vamos aprender, tentar divertir e fazer o nosso melhor”, diz Aquilino Fortes, que recusa, no entanto, prometer vitórias, até porque, a priori, não conhece nenhum dos adversários. “Prometemos, sim, muita garra.”

Este técnico garante que pouco se sabe também em relação ao escalão masculino, salvo que os clubes representas do Egipto são muito fortes. “No ano passado, a final foi entre duas equipas deste país, que estão novamente nesta competição. Mas o objectivo da equipa masculina do Atlético é o mesmo da feminina. Vamos dar o nosso máximo, esforçar para fazer bons jogos e mostrar o nosso andebol. Sabemos que os nossos adversários são equipas profissionais, que vivem do andebol. Também temos conhecimento que alguns reforçaram com atletas que jogam na Europa para este campeonato. Mas nada que nos desanime. Vamos tentar ganhar algum jogo.”

Constânça de Pina

Sair da versão mobile