São Vicente recebe na manhã deste sábado, a partir das 9 horas no Estádio Adérito Sena, cerca de 250 adolescentes em representação das escolas secundarias da ilha, enquadrado no projecto “Captação Nacional de Talentos 2022/2023”. A Federação Cabo-verdiana de Atletismo e o Comité Olímpico Cabo-verdiano são os parceiros chaves na implementação deste projecto.
Em comunicado, a FCA explique elaborou um programa para identificação, captação, seguimento e avaliação de talentos no intuito de apoiar e incentivar a prática do atletismo em todos os municípios das ilhas no quadro da retoma das atividades desportivas, com foco nos grupos de jovens de 12 a 14 anos.
“A implementação deste projeto de identificação e captação de talentos surge como uma necessidade premente visto ser uma forma de massificação das diferentes disciplinas no panorama do atletismo nacional”, refere o comunicado. Este realça ainda que, nesta fase inicial, o projecto contempla apenas três ilhas, no caso Sal, São Vicente e Santiago.
Mas o objetivo, prossegue, é conseguir uma abrangência nacional de forma a poder identificar, captar e acompanhar talentos para as várias disciplinas do atletismo em todas as regiões desportivas do país, através da elaboração de um plano de monitorização, seguimento e avaliação e realização de uma prova teste para seleção dos melhores talentos nacionais.
É assim que, após a realização de eventos no Sal e em Santiago Norte, hoje é a vez de São Vicente receber as provas de atletismo, no estádio Adérito Sena. São esperados cerca de 250 adolescentes em representação a todas as Escolas Secundárias da ilha de S.Vicente.
As competições decorrerão ao longo de todo o dia deste sábado.