Um total de 115 estudantes com idades compreendidas entre os 13 e 17 anos efectuou a sua inscrição na quarta edição do Campus de Verão Aminga 2024 e, pela primeira vez, a modalidade de andebol foi a mais solicitada. Para a organização, este dado é uma surpresa visto que nos três eventos anteriores o jogo da bola ao cesto liderou a preferência dos alunos. Desta vez, o andebol registou 49 inscrições, mais cinco que o basquetebol e mais 27 que voleibol.
“É a primeira vez que o andebol ultrapassa o basquetebol, o que pode ser sinal que a modalidade está a atravessar uma fase de retoma nos escalões de formação”, diz Elisabete “Bety” Gomes, membro do conselho directivo, salientando ainda que houve um aumento também de inscritos em voleibol, com 22 interessados.
As inscrições foram encerradas no dia 10, com mais 31 inscritos que o limite estabelecido, que é de 84 participantes, sendo 28 para cada uma das três modalidades desportivas. Isto significa que a organização terá de fazer a triagem ao nível do andebol e basquetebol, com base nos pré-requisitos estabelecidos. Estes incluem as notas escolares – que devem ser 10 no mínimo –, o tempo de trabalhos voluntários – pelo menos 30 horas – e aprovação nos testes de recrutamento.
“Os alunos devem fazer trabalhos voluntários com uma instituição e esta emite um comprovativo sobre as horas e o serviço feito. Quando actuam por iniciativa própria disponibilizamos um formulário onde podem inserir as informações e assinam”, elucida Bety Gomes. Esta representante do Aminga na ilha de S. Vicente adianta que os estudantes têm estado a fazer limpeza de praias, a ajudar jardins infantis e centros em campanhas de recolha de doações e este ano um grupo decidiu organizar um torneio de beach volley na praia da Lajinha, que serviu para recolha de bens alimentícios não perecíveis, cujas horas foram contabilizadas.
Vocacionado para a deteção de talentos desportivos, o campus de verão acontece de 21 a 27 de julho na escola Salesiana do Mindelo com as vertentes desportiva e pedagógica. Deste modo, o encontro volta a contar com o envolvimento de treinadores cabo-verdianos (andebol) e vindos de Portugal (basquetebol), Estados Unidos (voleibol) e Brasil. Em termos pedagógicos estão programadas aulas nas disciplinas de inglês, informática, artes e direitos humanos.
“Este ano teremos uma alteração que é o início do Campus num domingo, em vez de segunda-feira, como tem sido hábito nas edições anteriores. Continuamos com a orientação para os pais/encarregados de educação/participantes e voluntários no dia anterior ao início do Campus, 20 de julho (sábado), para apresentação dos procedimentos e esclarecimentos”, acrescenta Bety Gomes.
Realizado em formato de bolha, o evento terá início às 08:30 com o check-in dos participantes e termina às 18:30. Os participantes terão direito a alimentação (café, almoço e lanche) durante toda a semana de treinamento. No dia 28 de julho acontece a habitual cerimónia de encerramento.