O Centro Nacional de Artesanato e Design lançou o concurso ao prémio Djoy Soares, criado para homenagear o falecido mestre-artesão e que distingue a melhor peça de artesanato apresentada no âmbito da 6ª edição da URDI – Feira Nacional de Artesanato e Design. Este ano, o concurso será em moldes diferentes das edições anteriores
Projectado em 2018, este prémio homenageia o mestre artesão ceramista Djoy Soares que, em vida, defendeu e promoveu a ideia de conjunto e partilha no sector do artesanato. As candidaturas podem ser enviadas até o dia 15 do corrente, mas serão admitidos apenas os participantes inscritos na feira. O regulamento do concurso estipula ainda que será considerada apenas uma peça por candidatura e que esta é avaliada mediante o envio de três fotos claras que demonstrem a peça, o nome do participante, o título do trabalho, o material utilizado e as medidas da mesma.
Pela primeira vez, o vencedor será escolhido pelo voto popular, através de votação online. “Serão atribuídos dois prémios um vencedor escolhido através da votação na página do Facebook e outro pela equipa técnica do Centro Nacional de Artesanato e Design (CNAD)”, informa a assessoria. Já o anúncio da peça distinguida será feito no dia 29, durante o acto de encerramento da URDI 2021, em São Vicente.