Solange Cesarovna homenageada no Prémio Profissionais da Música em Brasília 

A cantora, compositora e defensora dos direitos de autores, Solange Cesarovna, vai ser homenageada internacionalmente pela Ars Luminae no Brasil, durante a cerimónia de abertura da 10ª edição do Prémio Profissionais da Música (PPM), que se realizará entre os dias 26 e 28 de junho de 2025, em Brasília.

De acordo com um comunicado, o evento, que se afirma como um dos mais relevantes encontros da indústria musical da América Latina, destacará a artista Solange Cesariana como personalidade de referência no processo de internacionalização da música africana e da cooperação lusófona. Celebra também os 50 anos de independência dos Países Africanos de Língua Portuguesa e o papel dos artistas dos PALOP que tem sido cada vez mais central na cultura africana e nos circuitos artísticos globais.

“Recebo com profunda emoção e gratidão esta homenagem do Prémio Profissionais da Música – PPM, que acontecerá no Brasil – país de admiro e adoro e com o qual partilhamos raízes, história, afetos, musicalidades e sonhos. Ser reconhecida num palco desta dimensão, no ano em que celebramos os 50 anos da independência dos PALOP, é uma honra imensa e um sinal da força e da ressonância da nossa música e da nossa cultura”, reagiu a artista a distinção. 

Para Solange, este reconhecimento é também um tributo à resiliência e ao talento dos criadores africanos de língua portuguesa, que diariamente têm dado o seu contributo indispensável para a construção de um ecossistema musical mais justo, mais forte e mais visível. “Dedico esta distinção a todos os artistas, autores e defensores da cultura que, como eu, acreditam na música como instrumento de transformação, de memória e de identidade dos nossos povos,” pontuou, agradecendo a Ars Luminae pela parceira e a organização PPM pelo compromissos com todos os profissionais da música, com a justiça autoral, com a dignidade de quem cria e com a cooperação cultural.

“Continuarei, com responsabilidade e paixão, a criar, a cantar, a partilhar, a construir pontes e a defender os direitos dos criadores. Porque a cultura é soberania – e a música é uma das mais belas formas de amar e de transformar o mundo,” acrescentou. Já o director executivo e a directora artística da cantora, José Pedro Ferreira e Margarida Robocho, dizem ser uma honra ver Solange reconhecida num palco internacional tão prestigiado, e no dia em que o mundo celebra o direito do autor. 

Solange Cesarovna tem-se notabilizado não apenas pelo seu talento artístico, mas também pelo seu ativismo em defesa dos criadores. Co-fundadora e ex-presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM), foi a primeira a garantir que os músicos do país recebessem os seus direitos autorais de forma estruturada e justa. Reconhecida como CLIP Champion da WIPO for Creators, atual vice-presidente da African Music Academy e vice-presidente do Conselho Internacional de Criadores de Música, é das vozes mais ativas na diplomacia cultural e na proteção dos direitos intelectuais na música.

A homenagem no PPM, concluiu o comunicado, marcará também uma etapa simbólica no reforço da cooperação cultural entre o Brasil e os PALOP, num momento em que a internacionalização dos criadores africanos e a promoção do intercâmbio cultural ganham nova relevância.

Sair da versão mobile