O saxofonista norte-americano Boby Ricketts vai ministrar uma aula magna a músicos e artistas de São Vicente hoje, 25 de Junho, a partir das 18 horas, no Centro Cultural do Mindelo. A vinda deste prestigiado artista, que reside na Dinamarca, insere-se nas celebrações do dia da independência dos Estados Unidos, que se celebra no dia 04 de Julho.
Ricketts tem dedicado a ministrar seminários e workshops de música em países africanos, como enviado cultural do Departamento de Estado norte-americano. Chega ao país, no âmbito das celebrações da independência dos EUA e da comemoração do bicentenário EUA-Cabo Verde, onde vai estar de 25 a 28 de Junho, com actuações na Praia e Mindelo.
Em São Vicente, para além da aula magna a músicos e artistas das 18 às 21 horas desta terça-feira, pretende conhecer esta que é “a ilha natal de Cesária Évora”, e respirar do seu rico ambiente cultural, com visitas a ateliês de construção de instrumentos musicais, contactos com músicos e participação numa jam session numa das casas de música desta cidade.
Intérprete, autor, produtor, arte-educador e consultor criativo Ricketts é também um activista das artes para o desenvolvimento. É o fundador e o diretor artístico do festival Dar Jazz Event, que acontece anualmente em Dar Es Salaam, na Tanzânia. Mais do que um evento musical, o festival é uma plataforma de desenvolvimento sustentável, através de uma industria cultural inclusiva e que começa pela educação desde a mais tenra idade.
Bobby começou sua carreira a cerca de 30 anos, em Boston, nos Estados Unidos. Ainda no Liceu, destacou-se como uma promessa do Jazz e ganhou vários prémios, entre os quais ‘Músico do Ano’ pela Massachusetts Music Educators. Mais tarde, recebeu uma bolsa de estudos da Boston Jazz Society – o primeiro músico a receber tal distinção.
Já na Berklee College of Music, integrou a prestigiada Berklee Recording Band sob a liderança do trumpetista Herb Pomeroy. Após a graduação, durante a qual estabeleceu uma rede de contatos com músicos internacionais, mudou-se para a Dinamarca onde, além da carreira como intérprete, é consultor e diretor musical de alguns dos programas de entretenimento mais populares de televisão nesse país.
As actividades têm entrada livre e estão convidados os músicos, artistas e outros interessados. Durante esta semana, comemora-se também os 200 anos de relações de amizade entre Cabo Verde e os Estados Unidos, que culminará com o lançamento e colocação em circulação, pelo Banco Central de Cabo Verde, de uma moeda comemorativa alusiva à efeméride.
Da programação consta ainda a realização de uma exposição do renomado fotógrafo cabo-verdiano – americano Ron Barbosa. No âmbito destas comemorações, temos a destacar ainda a realização de uma exposição fotográfica do renomeado fotógrafo cabo-verdiano-americano, Ron Barboza. Os detalhes da exposição serão partilhados oportunamente.
Constânça de Pina