A rua de Lisboa, principal artéria da cidade do Mindelo, encheu-se de gente, na sua maioria adolescentes e jovens, para ver Dénis Graça na festa dos 44 anos da independência de Cabo Verde promovida pela Câmara Municipal de S. Vicente. Foram mais de quatro horas de musica de vários estilos, mas foram as baladas românticas de Dénis que conquistaram os presentes.
O facto deste talento mindelense ter actuado a pouco tempo – no final do ano- neste mesmo palco não prejudicou a sua performance. O seu espetáculo foi dinâmico e contagiante. Durou cerca de 1h30 minutos, tempo que Denis levou para cantar todos os seus sucessos, inclusive o mais recente “Perfeição”. Falou com o publico, que mais de uma vez disse ser o melhor do mundo, e contou muitas historias. E este retribui os elogios fazendo um coro alto e muito bem afinado:
Antes, estiveram no palco a prata da casa: Constantino Cardoso; Cármen Silva e Edson Cardoso, que cantaram algumas musicas revolucionárias – o momento assim o exigia – e coladeiras para animar a malta. Constantino Cardoso voltou ainda uma segunda vez ao palco para apresentar o seu projecto “Carnaval”.
A festa seria fechada pelos “Cabo Verde Show”, que infelizmente não conseguiram chegar em São Vicente. Foram substituídos por Boy G Mendes, artista com 40 anos de carreira e que chegou a gravar com este grupo. Mas a maior parte das pessoas resolver debandar-se. A hora já era avançada – 1h30 – e muitos deixaram claro que foram “apenas” para ver o Dénis Graça.
Depois da festa, hoje os mindelenses estão na rua na manifestação contra o centralismo do Governo.