O artista mindelense Roy Job, que reside em Miami (EUA), anuncia o lançamento para breve nas plataformas digitais do seu novo single “Mulher é Mãe”, uma canção intensa e profundamente consciente que aborda a dura realidade da violência doméstica e faz um apelo urgente por respeito, proteção e dignidade para as mulheres.
Roy Job é um artista que já habituou o seu público com a sua forma de utilizar a música como ferramenta de verdade, emoção e impacto social. O seu trabalho aborda realidades vividas, dando voz a quem muitas vezes não é ouvido. E o single “Mulher é Mãe” é disso exemplo, tanto assim é que o considera um grito de alerta e de mudança. “Com forte carga emocional e imagens impactantes, a canção expõe a dor, o medo e a resistência de mulheres que sofrem em silêncio, lembrando à sociedade que toda mulher é mãe, geradora de vida e pilar da humanidade”, refere, em comunicado de imprensa.
A música, específica, tem uma atmosfera sombria e dramática, com letras diretas e comoventes, onde usa a voz para se posicionar contra o abuso, transmitindo uma mensagem clara: a violência contra a mulher precisa parar. Pretende ainda que a canção provoque reflexão, diálogo e ação, incentivando as comunidades a protegerem as mulheres e a romperam ciclos de silêncio.“É dedicada às mulheres que sofrem, às mães que protegem os seus filhos enquanto carregam a própria dor, e a uma sociedade que já não pode continuar em silêncio”, reforça.
Conforme o site Cabo Verde & a Música – Museu Virtual, Roy Job é cantor, compositor e instrumentista, filho do músico Jorge Job e irmão de Djim Job. Vive desde 1974 nos Estados Unidos – na altura tinha 14 anos -, quando a sua família fincou raízes naquele país. Em São Vicente, integrou os grupos Os Alegres, então liderado por Malaquias Costas, e nos Estados Unidos as bandas Cabo Verde 75 e Jam Band.
Trabalhou com artistas do soul, funk e R&B norte-americano, caso dos Boyz II Men, Sly Stone, Gwen McCrae, Joe Tex e KC and the Sunshine Band. Com a Sony Music, produziu artistas jamaicanos como Ky-Mani Marley, Cujo Banton e Mad Cobra. É um dos co-autores do tema “Are Uou Reaady For Mé?”, do filme The Associate cuja atriz principal é Woopi Goldberg, e compôs para o filme Sensless.
Em Cabo Verde, produziu os trabalhos de Lura, Belinda e Calema, e tocou com Cesária Évora, Bana, Mirri Lobo, Tito Paris, Ildo Lobo, Luís Morais, entre outros. Lançou em 2018 o CD “Dedication” e em 2009 a composição “Xtoria d´bo Manera”, distinguido como “música do ano” no Internacional Portuguese Music Awards, IPMA, realizado nos EUA. Foi também distinguido nas categorias de “Melhor Coladeira”, “Melhor Produtor” e “Álbum do Ano” na gala dos CVMA com o mesmo tema. Em 2021 lançou os singles “Amor d’ Mãe”, em homenagem a sua mãe e, em 2022, “Lua Cheia” e “Romance de mentiras”.
