Esta sexta-feira será apresentado no Centro Cultural do Mindelo o projecto discográfico e cultural “Capo Verde, Terra d’amore”, que visa a gravação de músicas cabo-verdianas traduzidas para o tialiano e interpretadas por artistas mediterrânicos a solo ou em dueto com intérpretes cabo-verdianos. Trata-se de uma iniciativa da associação não-lucrativa italiana “Numar Un” e que conta com a autorização das empresas Lusafrica, Sony Music e Maremusica, e tem como beneficiário o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.
Projetada em 10 CDs (como dez são as ilhas do arquipélago), a obra foi concebida pelo jornalista e produtor musical Alberto Zeppieri – sócio fundador de uma rede de comunicação italiana e membro da Unicef -, que há alguns anos elege a ilha do Sal como sua residência. Conforme nota de imprensa, Zeppieri, com a ajuda de colaboradores, envolveu na iniciativa um grupo de autores, músicos, arranjadores e produtores, sobretudo os cantores e músicos mais representativos dos dois países, para realizar uma geminação cultural que é também o símbolo da amizade e do amor pelo povo, pela arte e pela cultura cabo-verdianos. Além disso, o trabalho é uma homenagem à diva Cesária Évora, cantora mais representativa da música cabo-verdiana.
“Os artistas Ornella Vanoni, Gigi D’Alessio, Fabio Concato, Ron, Stefano Bollani, Massimo Ranieri, Giusy Ferreri, Iva Zanicchi, Peppino di Capri, Fabrizio Bosso, Cristiano Malgioglio, Gianni Morandi, Tosca, Paolo Fresu, e outros, entrelaçam-se musicalmente com Cesaria Evora e os nomes cabo-verdianos mais importantes como Teófilo Chantre, Mário Lúcio, Tete Alhinho, Lura, Mirri Lobo, Cremilda Medina, Elida Almeida, Nancy Vieria, Carmen Souza, Tito Paris, Celina Pereira, Solange Cesarovna, Mariana Ramos, Maria de Barros e com estrelas internacionais: Kayah, Bonga, Dorota Miśkiewicz, Omar Sosa, Idan Raichel e Ian Anderson do grupo Jethro Tull, todos reunidos para uma homenagem especial à rainha da world music”, discrimina o comunicado remetido à redação deste jornal.
O produtor Alberto Zeppieri estará presente na apresentação oficial no Centro Cultural do Mindelo, junto com Helena Fortes – membro da associação de amizade ítalo-cabo-verdiana Kriol-Ità -, Luca Massimo Bolondi (Nautilus), com uma breve saudação dos representantes do CCM e de Manuel Amante da Rosa, ex-embaixador de Cabo Verde na Itália.
Na ocasião estará também exposto um precioso disco vinil, “joia” para coleccionadores, impresso em edição limitada para o aniversário da morte de Cesaria Évora, que faleceu a 17 de Dezembro de 2011.