“Cabo Verdeans in the United States – 21st Century Critical Perspectives”, um livro da autoria da cientista política Terza Lima-Neves que aborda a história dos cabo-verdianos nos Estados Unidos até a actualidade, será apresentado este sábado na cidade do Mindelo, mais precisamente no Kafé Djandjan. Neste evento, aquilo que esta professora universitária propõe é mais uma conversa intimista sobre o conteúdo da obra literária, que regista o percurso das diferentes vagas de emigrantes na América, mas visto e contado pela voz dos próprios cabo-verdianos.
“A principal mensagem deste livro é que temos de valorizar a nossa história e que ela deve ser primordialmente contada pela nossa própria voz para que a actual e as futuras gerações a conheçam e tenham orgulho na nossa trajectória nos Estados Unidos”, enfatiza a escritora, para quem os cabo-verdianos marcaram a história não só da Nova Inglaterra, mas de toda a América. “Hoje, – sublinha -, é possível encontrar cabo-verdianos que se formaram em engenharia, medicina, economia, docência, desporto, direito, literatura…, e que exercem funções de destaque nos Estados Unidos. Estamos em todas as esferas e podemos encontrar depoimentos de alguns deles neste livro!”
Segundo Terza Lima-Neves, tem notado que os textos que abordam o tema têm sido escritos por autores de outras nacionalidades e normalmente a história termina nos anos noventa. Na sua perspectiva, era preciso abordar a história até a era actual, e não deixar esse gap temporal.
Como é natural, a obra faz uma incursão à chegada dos primeiros emigrantes e como se estabeleceram na América. No fundo, recorre a informações que constam da tese de doutoramento de Terza Neves em Ciências Políticas, que se debruça exatamente sobre a presença dos cabo-verdianos nos EUA. E hoje, recorda, os filhos das ilhas atlânticas são também norte-americanos.
Esta docente, que reside nos Estados Unidos desde os 13 anos, enfatiza que o livro relata a realidade da presença dos cabo-verdianos na América, com histórias pessoais, mas sem traçar um quadro lindo, que mostra uma trajetória impecável. “O livro é um registo importante, que retrata os momentos bons e complicados enfrentados pela nossa emigração. Deste modo, para mim, não estamos perante algo positivo ou negativo, mas sim perante acontecimentos que marcam a nossa história nesse país”, frisa em entrevista ao Mindelinsite.
Passando para a actualidade, que é marcada pela reeleição do magnata Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos, e que promete deportar milhões de emigrantes ilegais, a cientista política diz que essas declarações devem alertar a comunidade crioula para o que vai acontecer na sociedade norte-americana. Na sua perspectiva, muitos cabo-verdianos com residência ilegal podem ser atingidos por medidas de expulsão. Para ela, este risco não deve afectar o pessoal documentado, mas entende que os cabo-verdianos com situação legalizada devem ver como ajudar os outros patrícios.
Escrito em inglês, o livro Cabo Verdeans in the United States será introduzido para a plateia pela professora Lizane Soares, residente em S. Vicente. Entretanto, o evento vai servir apenas para a divulgação do trabalho, visto que Terza Lima-Neves, que veio participar no Tedex Mindelo, não conseguiu trazer exemplares suficientes para venda. Promete, no entanto, colocar a obra nas livrarias cabo-verdianas em breve e traduzir o conteúdo para a língua portuguesa.