O historiador, escritor e professor da Universidade de Cabo Verde, Lourenço Gomes, apresenta este domingo, 15, a sua obra “Monumento: História e Interpretação”, em Roma, Itália. O evento é organizado pela rádio Onda Azul e espera-se uma grande participação, sobretudo de patrícios de São Nicolau, segundo informações avançadas ao Mindelinsite.
O livro, segundo o autor, retrata a zona histórica da capital, desde 1778 até hoje, está marcado para às 17 horas locais, na Sala CGIL, Via Buonarotti. “O livro toma como êxito o centro/norte da zona histórica, a parte que vai do mercado da Praia, abarcando a zona de Ponta Belém, a Pracinha da Escola Grande, Hospital [Dr. Agostinho Neto], a Igreja do Nazareno e o Liceu [Domingos Ramos], dizia por ocasião do lançamento em Cabo Verde, acrescentando que este procura fazer a história dos monumentos e sua interpretação, desde obras arquitectónicas passando pelas ornamentações das praças.
Lourenço Gomes citava o exemplo da Praça da Escola Grande, em frente à Reitoria da Uni-CV, onde, afirma, há um “belo complexo escultural de um médico que esteve cá desde 1888 até 1913”. Trata-se do dr. António Lereno que foi um “médico querido” na Praia, a ponto de merecer um busto em sua homenagem. “No Liceu [Domingos Ramos], encontramos também um monumento de grande valor, sob ponto de visto estético, representativo de uma vela, e espelha todo o esforço decorativo da cidade, na altura das comemorações do V centenário dos descobrimentos de Cabo Verde”, detalhou Gomes, para quem o “liceu em si é um monumento comemorativo”, já que foi construído para assinalar a data.
Defendia por outro lado o autor que este livro pode servir às autoridades para uma visão diferente sobre a Cidade da Praia porque dá aos autarcas uma perspectiva sobre aquilo que é o “valor deste centro histórico e bem patrimonial que precisa ser preservado”. Considerou, por outro lado, que os monumentos devem ser valorizados numa perspectiva de “desenvolvimento cultural das novas gerações”, mas também, sublinhou, sob ponto de vista de criação de roteiros turístico-culturais.
“Monumentos: História e Interpretação” é uma espécie de continuação do livro “Urbe Memória e Crítica da Arte”, lançado em 2011. A obra foi editada pela Fundação João Lopes e contou com o apoio do Ministério da Educação, do Fundo do Turismo e alto patrocínio da Presidência da República.