O pátio da Alliance Française do Mindelo será palco a partir de hoje da primeira exposição oficial da pintora mindelense Elsa Marley. Intitulada “1 ano de aprendizagem”, a apresentação é composta por quadros que testemunham a trajetória da artista desde que deu a primeira pincelada em maio de 2020.
“Hoje, dia 13, completa exactamente um ano que comecei a dar as minhas pinceladas e quero mostrar este processo de aprendizagem”, frisa Elsa Marley, cuja mostra é composta por 28 telas de 90×60 centímetros e vai ficar patente ao público até o dia 28 deste mês.
A pintura, conta Elsa Marley, sempre foi uma paixão, mas nunca tinha tido coragem para a agarrar e materializar. As coisas mudaram de figura devido a quarentena. A pandemia obrigou-a a fechar o seu serviço de turismo, mas deu-lhe incentivo para testar a sua veia artística. “Estava em casa, peguei numa tela de madeira e comecei a dar pinceladas. As coisas começaram a fluir e nunca mais parei. Fui partilhando os desenhos nas redes sociais e a malta foi gostando e isso serviu também de incentivo”, conta essa mulher conhecida em S. Vicente pela sua jovialidade.
Nas suas obras a mulher africana é sempre retratada. Aliás, tem sido até hoje o seu único tema. “Gosto do ‘power’ da mulher africana e para mim a mulher tem de ser valorizada todos os dias”, explica a pintora, que assina os seus trabalhos como Elsaéme Art Style.
Elsa Marley assume-se como uma autodidacta, mas aberta a aprender com toda a gente. Fala com amigos que entendem da arte, faz pesquisa na internet e participa em formações online. Esta é a sua primeira grande exposição, mas já tinha feito duas pequenas apresentações no espaço Jazzy Bird.