Arrancaram as obras de reabilitação do Centro Cultural do Mindelo (CCM), na sequência dos estragos provocados pela tempestade Erin em várias infraestruturas públicas da ilha. Na primeira fase, as intervenções estão orçadas em 29 mil contos.
Segundo o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, as obras tiveram início na semana passada e, nesta fase, contemplam a substituição da cobertura, intervenções no auditório, teto, paredes, fachada e pintura do edifício, tendo em vista a melhoria das condições de segurança, funcionalidade e conforto
Esta reabilitação do CCM, indica a tutela, estava prevista desde o ano passado. No entanto, em consequência dos impactos da tempestade Erin, foi necessário proceder a novos diagnósticos técnicos ao edifício, de forma a avaliar o estado da estrutura e identificar as intervenções consideradas mais urgentes.
Desde agosto de 2025, prossegue, o CCM está encerrado a visitas e à realização de eventos públicos, como medida preventiva destinada a assegurar a segurança dos utilizadores, artistas e público em geral.
Após a realização de visitas técnicas, lideradas pelas Infraestruturas de Cabo Verde (ICV) e acompanhadas pelo Diretor-Geral do Planeamento, Orçamento e Gestão do MCIC, Ivanildo Fernandes, o Governo de Cabo Verde, através do MCIC, deu início às obras de reabilitação do edifício, as quais irão decorrer por fases, estando previstas intervenções adicionais em etapas subsequentes.
No âmbito destas intervenções, importa realçar que a extensão da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, atualmente localizada no anexo do pátio do CCM, passará a ocupar um espaço autónomo e independente, garantindo melhores condições de funcionamento e de acesso ao público.
