Luís Morais e Amílcar Cabral, duas figuras imortais da cultura cabo-verdiana e da luta de libertação, respectivamente, foram homenageados com o lançamento de um single, que contou com o envolvimento de vários artistas residentes na ilha de S. Vicente. “In memoriam a Luís Morais” e “Ode a Amílcar Cabral” são os títulos dos temas gravados na Cidade do Mindelo e masterizados na Áustria e que já se encontram disponíveis em plataformas como Spotify, Amazon e Itunes para serem apreciados.
Intitulado “Homenagens”, o trabalho surge de uma parceria entre o músico Jovino dos Santos, o escritor Luiz Silva e o estúdio de produção Nhos Ku Nhos, sediado na Áustria. Segundo Jovino, esta produtora tem uma compilação das suas obras e resolveu produzir os singles para prestigiar o reconhecido saxofonista e o artilheiro do processo de independência da Guiné e Cabo Verde, ambos com forte ligação à ilha de S. Vicente.
“Amílcar e Luís tiveram boas relações. Tivemos conhecimento de textos que Amílcar remeteu a Luís Morais e veio a ideia de prestigiarmos estas duas figuras de Cabo Verde, em particular de S. Vicente, ilha onde Luís nasceu e Cabral fez os seus estudos”, frisa Jovino dos Santos.
O resultado foi a orquestração do samba “In memoriam a Luís Morais”, ritmo que, segundo Jovino, o saxofonista adorava, e uma balada dedicada a Amílcar Cabral. A primeira composição tem letra da autoria de Luiz Silva e melodia de Jovino. A segunda, tanto a letra como o arranjo são de Jovino dos Santos.
A gravação do tema dedicado a Luís Morais contou com a participação de nomes conceituados da cultura cabo-verdiana, como Nhô Balta, Nilza Xalino, Toi Cabicinha e ainda de Elani e Lucy Pereira, que fizeram o coro. O acompanhamento musical esteve a cargo de Tey Santos (bateria), Ivan Moreira (baixo), Djassa Pereira (cavaquinho), Calin Barbosa (teclado), Yanick Almeida (saxofone) e Voginha (guitarra). Os dois temas deverão ser apresentados num concerto na Cidade do Mindelo, ainda em preparação.