“Não há folia de Carnaval, não há desfiles, não há despiques”, diz Ligoc

A Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval acaba de enfatizar na sua página no Facebook que este ano não há Carnaval em São Vicente. “Não há folia, não há desfiles, não há despiques, não há beleza sem igual dos dias de Carnaval”, diz. A Ligoc-SV afirma que o Carnaval foi a última grande festa celebrada em Cabo Verde antes da pandemia da Covid-19, cujo primeiro caso foi confirmado em março de 2020. No Mindelo, prossegue, como é habitual, a alegria, a folia, a beleza e a criatividade saíram às ruas através do povo e dos grupos oficiais que complementam esta festa com um dos desfiles mais belos de sempre. Mas, infelizmente, este ano não há folia, não há desfiles, não há despiques, não há a beleza sem igual dos dias de Carnaval. Isto, enfatiza a Liga, para que haja esperança, saúde, segurança e VIDA, sem a qual não se celebra o carnaval.

O comunicado destaca o facto de não se ter perdido apenas a festa e a beleza. “Muita gente perdeu um ganha-pão que, por menor que fosse, ajudava o sustento familiar”. Segundo a Ligoc, os hotéis estão vazios, os restaurantes também, as vendedoras de baloi em casa, as festas não terão lugar e, principalmente, os operários do Carnaval estão parados: carpinteiros, costureiras, artesãos, electricistas, designers, músicos, buldonhes, as boletas e outros cozinheiros.

“O impacto sócioeconómico real é imensurável. Mas sabemos, no mundo inteiro, que é tempo de recolha e cuidado”. Para a Liga é também tempo de solidariedade. Neste sentido, diz, está a fazer esforços para mobilizar recursos e contribuir, mesmo que simbolicamente, para ajudar os mais afetados com a ausência deste que é o maior evento popular do país.“Carnavais há muitos e haja vida e saúde para que, juntos, voltemos a pular!”

Constança de Pina

Sair da versão mobile