Músicas do Samba, Vindos do Oriente e Cruzeiros do Norte “bazode” na net: Expressões mindelenses voltam a merecer destaque nas composições de Jotacê/Anísio

As músicas oficiais dos grupos carnavalescos Samba Tropical, Vindos do Oriente e Cruzeiros do Norte já estão disponíveis na internet para apreciação do público. Todas foram produzidas pela dupla Anísio/Jotacê, que ainda têm na forja a composição da “trilha sonora” do Estrela do Mar. Segundo Anísio Rodrigues, receberam esta quarta solicitação com algum atraso, mas prometem disponibilizar a “batucada” do Estrela o quanto antes, com o mesmo selo de qualidade.

“Tivemos este ano a preferência de três dos cinco grupos oficiais, o que para nós significa mais responsabilidade. É claro que estamos contente porque o nosso primeiro e grande objectivo é contribuir para o Carnaval de S. Vicente”, diz o artista, que sentiu um prazer maior este ano em gravar as músicas, apesar das dificuldades que deparou pelo caminho. Este confidenciou ao Mindelinsite que tiveram problemas em encontrar um estúdio disponível pelo que foi preciso improvisar a captação do som dos instrumentos na sua própria residência. Só as vozes é que foram gravadas no estúdio de um amigo.

“No final tudo isso deu-nos mais orgulho porque o Carnaval é uma paixão que obriga todos os foliões e artistas a saber enfrentar e ultrapassar barreiras”, comenta Anísio. Este reconhece que o trabalho deste ano se aproximou muito mais daquilo que sempre sonhou fazer. Isto porque, diz, pôde desta vez acompanhar a produção e gravação dos temas no terreno, quando antes isso não acontecia por viver fora de S. Vicente. “Além disso pude juntar vários amigos e músicos que há algum tempo não trabalhávamos juntos.”

Anísio Rodrigues

Apesar de serem os detentores do título de melhor música do Carnaval 2019, com “Tude ê bada” do Cruzeiros do Norte, Anísio e Jotacê evitaram trabalhar obcecados com a “necessidade” de revalidarem essa importante conquista. Mesmo assim, Anísio sente que as composições deste ano têm tudo para agradar o júri. “Se os prémios vierem serão bem-recebidos, é claro. Temos a noção que os títulos ajudam na divulgação do nosso trabalho, como aconteceu com ‘Tude ê bada’. Mas, como disse antes, o nosso grande objectivo é melhorar a qualidade do Carnaval de S. Vicente”, frisa.

A mesma interpretação tem o colega Jotacê. Este reconhece que os prémios são um incentivo e reconhecimento pela qualidade das composições, mas, para ele, o mais importante é sentir que a sua música conquistou o coração do povo. E o seu pressentimento é que os trabalhos lançados até agora estão a ter uma boa repercussão no público.

Este ano, explica Jotacê, foi possível introduzir novas sonoridades nas melodias, que foram trabalhadas com outro rigor, e ao mesmo tempo fazer um regresso à base do Carnaval d’Soncent. “As músicas têm uma linha diria mais tradicional, com a cara de Soncent. Há muita variação rítmica, mas dentro do campo harmónico típico do Carnaval de Mindelo”, realça esse compositor, evidenciando que cada obra apresenta uma característica própria: Cruzeiros do Norte, mais “doce e melódica”; Samba, mais “pedalada”, Vindos do Oriente, com o seu toque “oriental”.

Mais uma vez, Jotacê e Anísio importaram expressões tipicamente mindelenses para as letras das músicas. Depois de “mister ê esse”, “tude e bada”, “ondê nôs pex”, “sabe sabim” resgataram agora “un totxa dritim” (Cruzeiros do Norte) e “sabe ca ta doê” (Vindos do Oriente).

Já neste Domingo será lançada a música e o enredo de Flores do Mindelo, enquanto a do grupo Monte Sossego vai aguardar mais algum tempo. Segundo o compositor Constantino Cardoso, a composição está pronta, mas está à espera da disponibilidade de um estúdio para a gravação.

A pouco mais de um mês do concurso oficial, os grupos já estão a preparar o arranque dos ensaios, que, de uma forma geral, começam no dia 20 de Janeiro.

Kim-Zé Brito

Cruzeiros do Norte
Samba Tropical
Vindos do Oriente

Sair da versão mobile