Ontem, ao final da tarde, houve a abertura da IX edição do Mindel Ímpar Summer Jazz no jardim do Palácio do Povo, com a Orquestra Sabe Sabim da Ribeira de Craquinha. Estes jovens, que crescem com o festival, visto que já participaram nas outras edições, deram início à festa do jazz no Mindelo.
“São estes jovens músicos que, como já é de praxe, abrem este festival. Se não me engano, é a quinta edição que participam. É interessante que o Summer Jazz acompanha o crescimento dos juniores, que ja são tão juniores como no início e a evolução da orquestra e, quem sabe, se um dia subirá ao palco principal”, diz Samira Pereira, assessora de comunicação do festival
Com uma roupagem e produção maior, este grupo de jovens anunciou o início do evento, que por estes dias abre as portas a diferentes referências do jazz nacional e além fronteira. Alguns dos quais já estão no Mindelo. “Amanhã, seguramente, que já estarão no Mindelo todos os artistas que vão actuar neste festival de jazz”, assegura a assessora de imprensa.
A programação continua hoje com uma viagem à coleção Akuaba, no Palácio do Povo. A entrada é gratuita para todos os que tiverem ingressos para o Mindel Summer Jazz. Graças a uma parceria entre o Festival Tambores do Mundo e com o MSJ haverá ainda, na zona ribeirinha da Avenida Marginal, uma performance “especial”, que terminará na Rua de Lisboa, onde em seguida o Afro Band tem um concerto agendado. Esta banda familiar, liderada por um jovem de 16 anos, atua às 19, horas.
Samira Pereira aproveitar para avisar ao público que os interessados nos master classes precisam fazer a sua inscrição, que é gratuita. Este ano serão divididos em dois turnos na quarta e na quinta feira, com Ron Savage e Jacky Santos. O turno de manhã irá acontecer na escola Municipal de Música do Mindelo, onde a experiência será passada aos músicos percussionistas. No Centro Cultural do Mindelo, este será dirigido à comunidade artística e amantes da música, no período de tarde.
De acordo ainda com a programação do festival, amanha haverá o tributo a Biús, denominado Alta Lua Bius Connection, no Pontão da Marina, com uma reunião de músicos e que irão tocar e relembrar este artista falecido há 10 anos. Bius é relembrado pelos organizadores do evento por ter sido “um dos expoentes máximos do lado lúdico e divertido do Mindelo”.
Entretanto, a praça em frente ao antigo Liceu Gil Eanes, como aconteceu no ano passado, já está a ser transformada na Jazz Village, onde durante os dias 1 e 2 de Agosto o jazz tomará conta do ambiente, com os concertos.
Foto: MSJ
Sidneia Newton (Estagiária)