O maestro Mick Lima vai ministrar um workshop a 21 turistas provenientes do Sul da França e que poderão integrar a batucada do grémio Estrela do Mar. Os turistas pertencem ao grupo de percussão Batucapik e, segundo Mick, será relativamente fácil enquadra-los nos ritmos do Carnaval d’Soncent.
“A intenção é integra-los no grupo de batucada do Estrela do Mar, mas alguns elementos estão em dúvida porque querem ver o desfile oficial”, avança Mick Lima, que espera organizar uma bateria com pelo menos 90 tocadores. Assume, no entanto, que está a enfrentar dificuldades em encontrar percussionistas experientes. É que na sua maioria já estão integrados na batucada dos outros grupos, pelo que a solução deve passar por formar novos tocadores.
A ponte entre Mick Lima e os turistas franceses foi estabelecida pelo empresário Djô da Silva, que abordou o maestro sobre o interesse desse grupo de conhecer os ritmos do Carnaval mindelense. Esses elementos devem chegar à cidade do Mindelo uma semana antes do desfile. Para adiantar o trabalho, Mick Lima vai enviar a música do Estrela do Mar, que ainda está na fase de finalização.
“O objectivo desta iniciativa é integrar os turistas no nosso Carnaval. Já tinha feito um workshop com um grupo de 12 turistas, que aprenderam os nossos ritmos na Alaim e o programa culminou com uma catxupa/batucada na praia da Lajinha”, informa Mick Lima, que perspectiva, entretanto, um desfile de alto nível. Pelas informações que dispõe, diz, os grupos estão a apostar na construção de carros alegóricos impressionantes.