O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural, acaba de lançar um concurso intitulado “Morna Nha Alma”, destinado aos alunos do 12o ano de todo o país. As inscrições para participar no concurso que, diz o IPC, visa contribuir para a defesa, preservação e revitalização da morna vão até 15 de Janeiro de 2020.
Este concurso surge como uma chamada de atenção aos alunos para a importância da sua candidatura a património cultural e imaterial da humanidade. Neste sentido, é proposto aos estudantes a escolha de temas que retratam o amor, sodade, partida, mar, Heróis Nacionais, exaltação do nacionalismo, mãe e maternidade, emigração e uma figura da morna da sua ilha sobre a qual devem produzir uma pequena biografia.
Três dos trabalhos inéditos apresentados serão premiados, sendo que ao primeiro classificado será atribuído o valor de 15 mil escudos e uma viagem inter-ilhas para um destino da sua preferencia. O segundo lugar receberá 10 mil escudos e o terceiro sete mil escudos. Além dos valores monetários, prossegue o edital, os três trabalhos inéditos integrarão uma exposição itinerante que percorrerá as ilhas e municípios do país.
De referir que a inscrição terá de ser feita em formulário próprio, junto à Direção das Escolas ou através da Plataforma Electrónica do Instituto do Património Cultural www.ipc.cv. Os trabalhos devem ser enviados por correio eletrônico, tendo como assunto “Concurso Morna Nha Alma”, ou serem entregues directamente na sede do IPC, em Achada Santo António.
A avaliação desses trabalhos será feita por uma comissão de júri especial, composta por cinco elementos, em representação do IPC, SOCA, SCM, ME e da sociedade civil. Os resultados serão conhecidos a 01 de Março.
Constânça de Pina